Jaú, Sábado - 29/04/2017

..........................

Página Inicial > Distritos

A A A

Distrito de Potunduva

Em 1780, os participantes de expedições que viajavam em busca de ouro escolheram o porto de Potunduva para deixar suas embarcações. Criaram as Fazendas São José e Santa Cruz de Araras que, em 29 de julho de 1935 deram origem ao Distrito de Potunduva. Hoje, essa área conta com uma Subprefeitura que administra toda a estrutura e os serviços do núcleo. Para atendimento a educacional, conta com a EMEF Vereador Ângelo Ronchesel, o CMEI Professora Maria Elena de Lima Poloni, o CMEI do Bairro da Olaria e a Brinquedoteca Maria Aparecida Lonta Marchi.

Curiosidades

Ainda durante essa primeira fase da existência de Potunduva é que acontece um dos fatos que exponeciariam, mais tarde a cidade de Jaú.

Bilocação

Pelo que consta, o fato ocorreu por volta de 1810, às margens do rio Tietê, no distrito de Potunduva (Airosa Galvão) município de Jahu. Manuel Portes, capataz de uma expedição de vinha de Cuiabá, homem de temperamento instável, castigou severamente o caboclo Apolinário por indisciplina. Ao notar o capataz distraído, o caboclo, por vingança, o atacou pelas costas com um enorme facão, e fugiu. Sentindo que a vida abandonava-lhe o corpo, Manuel Portes, no auge de desespero pôs-se a gritar: "Meu Deus, eu morro sem confissão! Senhor Santo Antônio, pedi por mim! Dai-me confessor! Vinde, Frei Galvão, assistir-me! Eis que então alguém gritou, avisando que um frade se aproximava, e todos identificaram Frei Galvão. Assim contaram as testemunhas: "aproximou-se o querido sacerdote, afastou com um gesto dos espectadores da trágica cena, abaixou-se, sentou-se, pôs a cabeça de Portes sobre o colo e falou-lhe em voz baixa, encostando-lhe depois o ouvido aos lábios. Ficou assim alguns instantes, findo os quais abençoou o expirante. Levantou-se, então, fez um gesto de adeus e afastou-se de modo tão misterioso quanto aparecera". Afirma-se que naquele instante Frei Galvão encontrava-se em São Paulo, pregando. Interrompeu-se, pediu uma Ave-Maria por um morimbundo e, acabada a oração, prosseguiu a pregação. Após uma investigação, que se iniciara em 1938 duraria 60 anos, o Vaticano, em 4 de Outubro de 1998, anuncia a decisão de beatificar Frei Galvão, em cerimônia realizada na Basílica de São Pedro.

Pouso Alegre de Baixo

Chegar ao Pouso Alegre de Baixo é fácil: basta estar em qualquer um dos sentidos da rodovia SP 304 entre Jaú e Bariri, ao cruzar o trevo de acesso ao bairro, poderá ver as casas do que já foi uma vila anterior. Mas quem resolver passar algumas horas no bairro pode encontrar mais do que a história da fazenda que começou ali por volta de 1830, uma das primeiras ocupações da região. O nome se deve ao fato de que já existia um bairro rural chamado Pouso Alegre na região. As ruas ainda preservam calçadas com paralelepípedos. A igreja reina na praça central sobre as casas ao redor, o tempo parece não ter passado. Mesmo para os cerca de 500 moradores do local.

Subprefeitura de Potunduva

Tem a finalidade de prestar serviços a comunidade, como, educação, saúde, esporte, lazer, assistência social, meio ambiente, habitação e serviços gerais como: limpeza de praças, ruas terrenos e manutenção da construção civil. Tanto ao Distrito de Potunduva como para a Vila Ribeiro e Pouso Alegre.

Rua Santo Antonio nº 285. Telefone: (14) 3629-2636.
Horário de atendimento: Das 7h às 17h
e-mail: subprefeitura_potunduva@hotmail.com

 

Subprefeito

André Luiz Curvelo da Luz.

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER