Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu intensifica testes rápidos de AIDS

A Prefeitura de Jahu, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Secretária de Saúde, realiza na próxima sexta-feira (09/02), das 8h às 13h, intensificação dos testes rápidos de AIDS na unidade básica de saúde do Jardim Maria Luiza IV.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi, a intensificação dos testes ocorrerá devido a proximidade do carnaval. “O Carnaval é comemorado em diversas partes do mundo e, no Brasil, pessoas de todas as idades e até mesmo de outros países se reúnem em festas características de cada região. O clima é de diversão e, por isso, é importante estar sempre prevenido e atento às DSTs e Aids”

Leila explica que atualmente existem situações de risco e não grupos de risco, como acontecia no passado. “O fato de não usar preservativo já se torna uma situação de risco. Tudo que fura, corta e sangra e não é material descartável ou bem esterilizado, é uma situação de risco. Estes casos servem para cirurgias, dentistas, manicures e pedicures. Tudo que não for descartável ou esterilizado da forma correta já esta correndo risco”, afirmou.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.