8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Curso de medicina em Jahu: realidade

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e da UNOESTE (Associação Prudentina de Educação e Cultura – APEC), mantenedora da maior universidade do oeste paulista, inauguram oficialmente nesta quinta-feira (02/08), às 9h, em cerimônia no salão de eventos do Hospital Thereza Perlatti, situado à Praça Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, 255, Jardim Estádio, o primeiro curso de Medicina em Jahu.

 

Em meados de novembro de 2013, a Prefeitura protocolou junto ao Ministério da Educação projeto pleiteando a vinda do curso de medicina para o Município. Para que isso fosse possível, o Executivo precisou fazer a sua parte. Dentro desse projeto, existia um plano de trabalho onde a Prefeitura se comprometia a melhorar a estrutura dos equipamentos públicos e de programas de saúde existentes no Município, com a construção de sete unidades básicas de saúde. Dentro desse plano de trabalho, a Prefeitura também se comprometia junto ao Ministério reformar nove unidades básicas de saúde já existentes no Município.

 

No final do mesmo ano, o Ministério da Educação aprovou o projeto de melhoria da estrutura protocolado pela Prefeitura. Após isso, se iniciou a segunda etapa: a visita da Comissão Avaliadora do MEC. Eles estiveram em Jahu entre os dias 06 e 09 de agosto de 2014 para avaliar se o que estava declarado no projeto de melhoria da estrutura correspondia à realidade da cidade. Conforme o prefeito Rafael Agostini, eles constataram que a Prefeitura de Jahu fez um bom projeto, e que o que o Executivo se comprometeu a fazer estava de fato ocorrendo.

 

Em 28 de agosto de 2014, Jahu obteve a aprovação definitiva por parte da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação do projeto para a autorização da instalação do curso de Medicina no Município, sendo um dos 39 municípios do País selecionados para ter um curso particular de medicina dentro do programa “Mais Médicos”, que prevê a implantação de novos cursos visando o aumento da quantidade de profissionais. A assinatura do termo de compromisso para implantação do curso de medicina na cidade ocorreu em 02 de outubro do mesmo ano, com a presença do então Ministro da Saúde, Arthur Chioro dos Reis.

 

Em setembro de 2016, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, confirmou a UNOESTE (Associação Prudentina de Educação e Cultura – APEC) como selecionada para a abertura do curso de Medicina em Jahu.

 

Em junho de 2017, o pró-reitor Acadêmico da UNOESTE, Dr. José Eduardo Creste, juntamente com uma equipe de docentes e funcionários administrativos, visitaram a cidade e reuniram-se com os gestores da área da saúde. Em 30 de agosto do mesmo ano, representantes da UNOESTE realizaram reunião técnica na Prefeitura para analisar as cláusulas do Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. Entre 21 e 23 de setembro de 2017, membros do Ministério da Educação (MEC) realizaram visitain loco para autorizar o funcionamento do curso de Medicina e credenciar o campus jauense. O Ministério autorizou o funcionamento do curso de Medicina em Jahu por meio de publicação no dia 3 de abril de 2018 no Diário Oficial da União (DOU).

 

Inicialmente, as atividades acadêmicas da Faculdade ocorrem em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti. Neste espaço estão instaladas as salas de aula, os setores administrativos e os laboratórios específicos, contando com uma área de 1,6 mil metros quadrados. Conforme a Associação Prudentina de Educação e Cultura, a Unoeste vai construir um campus próprio na cidade, em área já adquirida próxima ao Território do Calçado, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, quilômetro 186 + 500m (sentido Bauru-Jahu).

 

A vinda da Faculdade de Medicina possibilitará a formação de profissionais, que, após formados, poderão atuar nos serviços de saúde do Município, quer sejam eles da rede pública ou mesmo na rede privada, fortalecendo o sistema de saúde local e regional. Também teremos a oportunidade, por meio de nossas unidades de saúde, de implantar programas de residência médica, aumentando, assim, a atuação de profissionais médicos nestas unidades. O curso nasce voltado à Saúde da Família e atendimento SUS. Será obrigatória a contrapartida da Universidade estender essa estrutura de atendimento e ensino aos Equipamentos Públicos de Saúde. Com a implantação do curso de Medicina, uma população de mais de 300 mil habitantes de 12 municípios da região será beneficiada, pois dará uma qualificação maior aos atendimentos de saúde. Já temos importantes hospitais na cidade, como a Santa Casa, o Hospital Amaral Carvalho e o Hospital Psiquiátrico Thereza Perlatti, e um curso nessa área vai trazer ainda mais desenvolvimento, tanto na parte científica quanto na qualificação profissional e de saúde pública”, reforça o prefeito, Rafael Agostini.

 

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR