Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu intensifica medidas de prevenção a acidentes por picada de escorpião

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica medidas de prevenção a acidentes por picada de escorpião no Município.

Segundo a Dra. Brígida Reis, secretária adjunta da Secretaria, há aumento desses acidentes com escorpiões em Jahu, assim como em cidades da região. “As medidas serão educativas e preventivas. Realizaremos palestras nas escolas e nos bairros, e o Departamnto de Zoonoses, vinculado à Vigilância Epidemiológica, fará busca ativa nos bairros com maior número de acidentes”.

Os escorpiões costumam entrar nas casas pela rede de esgoto e rede elética. Não gostam de claridade. Durante o dia, procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem. Vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo, vivem sob as cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos(buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).

“Para prevenir acidentes, mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas, rodapés e ralos. Verifique também o telhado. Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Examine colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. Não guarde objetos embaixo das camas. Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados. Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando. Utilize botas e luvas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido. Contamos com o auxílio da população para eliminação de possíveis focos”, ressalta a secretária adjunta.

Em caso de acidentes, leve o acidentado imediatamente ao hospital de referência (em Jahu, a Santa Casa) para avaliação médica. Se possível, leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento.

Para coletar o escorpião, utilize um graveto ou uma pá de lixo para empurrar o animal para dentro de um vasilhame.

A picada de escorpião tem cura.