8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres: evento no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e com a Secretaria de Cultura e Turismo, promove na próxima quinta-feira (25/07), às 18h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), situado à Rua Luiz Sanzovo, 491, no Jardim Dona Emília, evento em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A programação conta com uma roda de conversa sobre mulheres negras no mercado de trabalho, apresentação musical com aluna Raquel Silva, da Escola Estadual “Ana Franco”, e oficina de Afrovibe com Acotirene Lopes, atividade esta que é parte integrante do Festival de Inverno.

Em Jahu, a data foi instituída pela lei municipal nº 5136, de 15 de Dezembro de 2016, de autoria do vereador João Carlos de Toledo.

Luta histórica

Em 1992, um grupo de mulheres negras dos países da América Latina se reuniu em Santo Domingos, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. Na ocasião, foram discutidas temáticas que afetam todas as mulheres, como o machismo, educação, formação profissional, maternidade, entre outros. Questões como o racismo e o preconceito também foram pautas do encontro.

A fim de chamar a atenção para esta problemática, definiram o dia 25 de julho como Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. No mesmo ano, a ONU reconheceu a data com o objetivo de fortalecer a luta dessas mulheres no continente.

Nessa mesma data é comemorado o dia de Tereza de Benguela, símbolo da resistência das mulheres negras no Brasil. Ela foi uma líder quilombola no século 18, no Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo.

SERVIÇO

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Data: 25/07/2019

Horário: 18h30

Local: CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados

Rua Luiz Sanzovo, 491

Jardim Dona Emilia

 

 

Tags

COMPARTILHAR