Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu promove atividade de combate ao Diabetes

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), promove nessa sexta-feira (15/11), das 14h às 16h30, no Parque do Rio Jahu, o Dia D de Prevenção e Combate do Diabetes.

“Esse evento é parte integrante da Semana da Prevenção e Combate do Diabetes, e, na oportunidade, serão realizados testes de HGT (glicemia capilar) do público presente, bem como orientações por profissionais de saúde. Será também concedido espaço para as escolas com curso na área de saúde apresentarem seus trabalhos e projetos sobre o tema”, afirma a secretária Interina de Saúde, Márcia Nassif.

Ainda conforme a secretária, os casos suspeitos, com glicemia alterada, serão devidamente orientados pelos profissionais de saúde presentes no local e encaminhados para acompanhamento.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. “A melhor forma de prevenir o diabetes é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida, e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis”, reforça a secretária.

* 15 de novembro (sexta-feira)

Dia “D” de combate ao Diabetes

Apresentação de trabalhos de escolas, orientações sobre Diabetes e testes de glicemia capilar

Local: Parque do Rio Jahu