8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu realiza coletiva de imprensa

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza na terça-feira (28/01), às 15h, no Salão Nobre da Prefeitura, coletiva de imprensa sobre a implantação de Boulevard na Rua Major Prado, no trecho localizado entre as ruas Campos Salles e Amaral Gurgel, visando a valorização turística do centro histórico do Município ao agregar à área em questão equipamento público destinado aos pedestres.

 

O Boulevard contará com mobiliário urbano e equipamentos paisagísticos em geral, com função orientada para a circulação e permanência de pedestres. Haverá o alargamento do passeio público, onde serão instalados bancos de madeira sobre alvenaria, lixeiras, guarda corpo metálico para maior segurança do pedestre, piso podotátil, troca dos pisos do passeio público por ladrilho hidráulico, entre outras melhorias.

 

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, prevê em seu artigo 180 que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico”. Por sua vez, a Lei Complementar  447/2013 determina que compete à Secretaria de Cultura e Turismo, dentre outras atribuições, “(...) planejar, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as políticas de promoção do turismo, bem como elaborar o calendário turístico do Município, formular diretrizes para o desenvolvimento de ações que fomentem o turismo no Município, apoiar outras instituições, públicas e privadas para a criação de atrações turísticas, e organizar inventário sobre o potencial turístico do Município”. Nesse sentido, foi promulgada a Lei Municipal 5.137/2016, que dispõe sobre a política municipal de turismo, definindo atribuições e instituindo o Plano Municipal de Turismo (PMT). Seguindo tais determinações, reza o PMT que compete ao Poder Executivo Municipal revitalizar e melhorar a qualidade do centro comercial/histórico, estimulando os processos participativos para promover uma maior convivência em locais de comércio/serviços e centro histórico, com a criação e instituição de Boulevard(...)”.

 

“Essa será a primeira etapa, com intervenções nas esquinas, elevação das faixas de pedestres e obras de paisagismo. A construção do boulevard é uma das diretrizes do Plano Diretor de Turismo de Jahu, que fez parte da documentação analisada pela Assembleia Legislativa para a outorga do título de MIT, e antes de ser aprovado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), teve aprovação do Conselho Municipal de Turismo (ComTur). Não se pode perder de vista que o Turismo é uma das atividades econômicas que mais crescem atualmente, gerando empregos e riquezas. Existem grandes perspectivas de desenvolvimento do Turismo em geral, e de negócios em particular. No interior do Estado são fartos os atrativos. Surpreende a diversidade e abrangência de nosso patrimônio, seja natural, seja cultural, seja ainda o potencial de compras e serviços. Tudo isso contribuiu de forma definitiva para que Jahu fosse classificado como Município de Interesse Turístico, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 1.261/2015, e possibilitasse a assinatura do convênio 247/2017 com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com a transferência de recursos para investimento na valorização turística do Município. Assim, investir em obras que revitalizem o centro histórico de Jahu é enxergar que a melhor ambientação do local atrairá turistas e convidará a permanência e convivência de pedestres na cidade, aquecendo o comércio municipal, gerando rendas, e, consequente, recolhimentos de tributos aos cofres municipais. A idéia é expandir esse projeto para o resto do centro, que é uma reivindicação antiga dos comerciantes da cidade”, reforça o prefeito Rafael Agostini, que pede o apoio de todos pois é uma obra que irá trazer melhorias para a cidade.

O Município jauense recebeu do Governo Estadual, por meio do DADETUR, o montante de R$ 385.026,08, que será empregado na primeira etapa da obra de valorização turística do centro histórico. O valor corresponde ao recurso destinado aos MITs em 2017. As obras estão previstas para iniciar em 05 de fevereiro.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR