Prefeitura de Jahu > Em tempos de coronavírus, não esqueça do Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, em tempos de coronavírus, também solicita o auxílio da população no combate ao Aedes Aegypti no Muncípio.

Estamos preocupados com a COVID-19 e esquecendo da dengue. O mosquito Aedes Aegypti continua se multiplicando em nossa cidade. Estamos com aumento de casos. Até o presente momento, temos 129 casos de dengue em Jahu”, reforça a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

O vírus da dengue tem quatro subtipos, o que significa, consequentemente, que a doença apresenta quatro formas diferentes. Atualmente, todas as formas da dengue estão em circulação no país. Em um dos quatro subtipos da doença, a pessoa está infectada pelo vírus mas não apresenta nenhum sintoma. Grande parte das infecções causadas pela dengue não apresenta sinais.

Somente as fêmeas picam as pessoas, pois precisam do sangue humano para amadurecer seus ovos. O mosquito costuma picar no começo da manhã e no final da tarde, e a pessoa não percebe a picada, pois não dói nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo, é comum o Aedes Aegypti picar joelhos, panturrilhas e pés.

Acredita-se que, em cada 10 pessoas infectadas, apenas uma ou duas apresentam sintomas. “Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos em seu organismo, e não contrairá mais a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível contrair dengue por quatro vezes, o que já é muito. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da doença, há um risco aumentado para as formas mais graves, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Quero lembrar à vocês que a dengue mata, e nós podemos e devemos combater esse inimigo, que é visível: o mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos em locais com água parada, como pratos de vasos, pneus, garrafas vazias, entre outros materiais que acumulam água. Mais uma vez a Secretaria solicita a colaboração da população no combate a dengue em nossa cidade”, reafirma a secretária.

Alguns cuidados na prevenção e combate ao Aedes Aegypti: utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas, e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas; fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis; tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poças d’água; verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa; cuidado com os pneus que ficam velhos e acumulando água da chuva; acondicione o lixo em sacos plásticos bem fechados; não jogar lixo em terrenos baldios.