Jaú, Quinta-Feira - 24/08/2017

..........................

Página Inicial > Secretarias > Assistência e Desenvolvimento Social

A A A

Dados da Secretaria

Secretário: Maria Izilda Mattar
Endereço: Rua Paissandú nº 690
Cidade: Jaú / SP
Telefone: 14 - 3602-5777
E-mail: sec.asocial@jau.sp.gov.br
Site: www.jau.sp.gov.br
Horários de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00

Assistência e Desenvolvimento Social

Responsável pela Política Pública de Assistência Social e realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:

§  Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem;

§  Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural;

§  Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária;

§  Coordenar na área de acessibilidade a implementação  das ações governamentais dirigidas às pessoas com deficiência, idosos e suas famílias, atuando de maneira harmônica com as demais Secretarias Municipais e outros órgãos e entidades da Administração Municipal para a realização dos objetivos comuns;

§  Articular com entidades da sociedade civil vinculadas à causa das pessoas com deficiência e dos idosos, apoiando suas iniciativas destinadas à melhoria da qualidade de vida desses segmentos e de suas famílias;

§  Fiscalizar o cumprimento no âmbito  do Município  das ações e políticas públicas destinadas a garantir a inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência e dos idosos.


 

SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES EXECUTADOS PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


 

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA


 

CRAS- CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  - CRAS - Unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção básica social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Nos CRAS são desenvolvidos:

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV- Possui carater preventivo e proativo , pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ( PAIF),garantindo a matricialidade sociofamiliar, é realizado em grupos, organizados a partir de percursos, especificamente de acordo com seu ciclo de vida e faixa etária do usuário e família, havendo variações de temas, focos e intervenções.

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – Tem por objetivos contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situaçãoes de vulnerabilidade e risco social; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; promover aquisições sociais e materiais às famílias, com o obejtivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades. O Público atendido no PAIF/CRAS são famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

O município conta com 4 (quatro) CRAS localizados:

- Rua: São Manoel n° 253  –Distrito de Potunduva - CEP 17.200-000 - Fone: (14) 3629 1600 -

 - Rua: Paissandú n° 671 – Centro - CEP 17.201 – 330 -  Fone: (14) 3626 6779 -

 - Avenida José Maria Almeida Prado nº 573 – Jardim Pedro Ometto - CEP 17.212-586 -  Fone: (14) 3625 5453

  - Rua: Braz Nicodemo, n° 149 – Jardim Cila de Lúcio Bauab -CEP 17.209-314 - Fone: (14) 3624 4377 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- SCFV- IDOSOS CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO ”ALENCAR CACHULO” : Atende no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  idosos  acima de 60 anos, independente promovendo a integração do idoso na comunidade, nas ações coletivas, estimulação da participação dos idosos nas atividades recreativas e culturais, incentivando sua auto-estima, melhoria na qualidade de vida, promover a convivência social, cidadania, resgatando o convívio com a sociedade. Localizado na  Rua Major Prado, 2000 – Jd. Maria Luiza II  -  CEP: 17 203-320  -  (14) 3625-5608


 

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

CREAS- CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL : Unidade pública estatal, de abrangência municipal , referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS. O  CREAS desenvolve os :

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS-PAEFI- É um seviço de apoio, orientação e acompanhamento das famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos como: violência intrafamilir física e psicológica, abandono, negligência, abuso e exploração sexual, situação de rua, ato infracional, trabalho infantil, afastamento do convívio familiar e comunitário, idosos em situação de dependência e pessoas com deficiência com agravos decorrente de isolamento social, dentre outros. As atividades tem centralidade na família e como pressuposto o fortalecimento e o resfate de vínculos familiares e comunitários, ou a construção de novas referencias.

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO ESPECIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA- LA E MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADEPSC -O serviço tem por objetivo prover atenção socioassistencial e acompanhamento aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente., deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social. A proposta é executar um trabalho centrado no adolescente e não na infração por ele cometida, a medida deverá ter caráter educacional e não de mera sanção.

Localizado na Rua: Treze de Maio nº 248 – Centro - CEP 17.201-420 - Fone:  (14) 3622 3610


 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO ESPECIAL A IDOSOS executado no CENTRO DIA DO IDOSO “ JOSÉ RICIERI TONSIC”: tem a finalidade de proporcionar espaço de acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele, para o atendimento de idosos, com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxilio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; e com sua saúde sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.Localizado à Rua Roberto Crozera, nº 435 – Jardim São Crispim – CEP 17. 208- 480 – Fone: (14) 3621 5737

CENTRO POP – CENTRO DE REFERÊNCIA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. É uma Unidade de Proteção Social Especial de Média Complexidade, de caráter público estatal, referência na oferta de trabalho social , cujo público possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a enexistência de moradia convencional regular, e que utiliza logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento , de forma temporária ou permanente. Localizado à Rua Botelho de Miranda nº 22 – CEP 17.207-260 – que desenvolve o:

  • SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA- Espaço de referência para o convívio grupal e social, e para o estímulo a organização, mobilização e participação social de pessoas em situação de rua, contribui para a construção e reconstrução de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.

  • SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL- Trabalho Social de abordagem e busca ativa que identifica nos territórios, a incidência de Trabalho Infantil, exploração de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras.


 

VILA DIGNIDADE: É um Serviço de Acolhimento em República para Idosos que visa atender com moradias especialmente projetadas, em condomínio de 24 unidades, com área de convivência social e integração com a rede social de proteção e defesa do idoso. Atende idosos com 60 anos ou mais, independentes para a realização das tarefas diárias, com ate 1 (um) salário mínimo de renda, sem vínculos familiares sólidos ou fragilizados. Localizada à Rua: João Dalpino n°  515 – Residencial Bernardi – CEP 17.210-793 - Fone: (14)  3624 6170.

PRONTO ATENDIMENTO: Atende situações emergenciais da população em situação de vulnerabilidade social, com o fornecimento de cesta básica, documentação civil, e atendimento ao migrante com passagens intermunicipais. Localizado à Rua: Quintino Bocaiúva n°  552 CEP: 17.201-470 - Fone:  3602 5777.

CENTRO DE ATENDIMENTO A IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Tem por objetivo fiscalizar o cumprimento no âmbito  do Município  das ações e políticas públicas destinadas a garantir a inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência e dos idosos. Localizado à Rua; Paissandu nº 444 CEP 17. 201-900  - Fone: 3602 1736.


 

CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO SOCIAL


 

CADASTRO ÚNICO : É um sistema que contem informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar. São famílias de baixa renda aqueles que possuem meio salário mínimo po por pessoa integrante da mesma ou renda mensal total de até três salários mínimos. Através do CadÚnico essas famílias tem a póssibilidade de ingressarem em Programas Sociais promovidos pelo Governo Federal.

PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA
 

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: Programa de transferência de renda federal, com condicionalidades para beneficiar famílias pobres (com renda mensal por pessoa de R$ 77,01 a R$ 154,00 e extremamente pobres (com renda mensal por pessoa de até R$ 77,00)

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

PROGRAMA AÇÃO JOVEM: Beneficia jovens que estão fora da escola ou com ensino fundamental ou médio incompletos na faixa etária de 15 a 24 anos encontrando-se em situação de vulnerabilidade social, dificultando sua inserção no mercado de trabalho através do repasse de uma bolsa  com recurso do Governo Estadual.

PROGRAMA RENDA CIDADÃ: Atende as famílias em situação de vulnerabilidade social, mediante a transferência direta de renda, com apoio financeiro temporário do Estado, e também, ações com enfoque socioeducativo e de geração de renda. 

 

SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM ENTIDADES SOCIOASSISTENCIAIS

 

 

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS À CRIANÇA E ADOLESCENTES e SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS A ADOLESCENTES

 

- Associação Jauense De Educação E Assistência – Legião Mirim

Rua: Rangel Pestana, 636 – Cep 17.201-490

Fone: (14) 3622-1258 - Jaú – SP

E-mail: legiaomirim_jau@hotmail.com

 

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

  • Pró – Meninas – Entidade de Amparo

R: João Mandruzato Nº 21 - Bairro Santo Ivo - Cep: 17.213-080

Fone: (14) 3621-6017 - Jaú – SP

E-mail: promeninas@hotmail.com

 

  • Associação Casa da Criança de Jaú

R: Botelho de Miranda, 64 - Cep: 17.207-160

Fone: (14) 3622-3077 - Jaú – SP

E-mail: casadacriancajau@ig.com.br

 

- Fraterno Auxílio Cristão – Fac (Pastoral do Menor)

Rua: Major Prado, 598 – Cep 17.201-450

Fone: (14) 3622-2110 - Jaú – SP

E-mail: facjau@ig.com.br

 

  • Centro Promocional São José – COLMÉIA

Avenida José Maria de Almeida Prado, 265 - Cep 17.212-660

Fone: (14) 3622-3142 - Jaú – SP

E-mail: priscila@cpromocionalsj.com.br

 

 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

- Associação Dos Pais E Amigos Dos Excepcionais De Jaú – Apae

R: Santa Luzia, 340 - Cep: 17.209-170

Fone: (14) 3411-3101 - Jaú – SP

E-mail: servicosocial@apajau.com.br

 

 

  • Ass. e Mov. De Ass. ao Indivíduo Deficiente - AMAI -

Av. Gustavo Chiosi, s/n - Cep: 17.208-050

Fone: (14) 3626 2461 - Jaú – SP

E-mail: amaitele@hotmail.com

 

- Associação De Pais, Amigos E Educadores De Autistas De Jaú

Avenida do Café, 103 – Cep 17.207-202

Fone: (14) 3626-1079 - Jaú – SP

 

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL – CRIANÇA E ADOLESCENTES

 

  • Ass. das Senhoras Cristãs “Nosso Lar” Núcleo I e Núcleo II

Avenida do Café, 1.470 – Cep: 17.206-180

Fone: (14) 3622-1953 - Jaú – SP

E-mail: nossolar_jau@yahoo.com.br

 

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL – IDOSO

 

  • Vila São Vicente de Paulo de Jaú

Av. Frederico Ozanan, 1975 - Cep: 17.205-000

Fone: (14) 3622-2857 – Jaú – SP

E-mail: vilajau@conectcor.com.br

 

- Abrigo São Lourenço De Jaú

Av do Café, 131 – Cep 17.207-000

Fone: (14) 3622-2624 Jaú – SP

E-mail: abrigosaolourenco@gmail.com

 

 

CONSELHOS

Ø  CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

LOCALIZAÇÃO: Rua Paissandu, 690 Centro

FONE: (14) 3602-5777

 

Ø  CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

LOCALIZAÇÃO:  Rua: Paissandu n° 690 - Centro

FONE:  (14) 3602 5777


 

Ø  CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO:

LOCALIZAÇÃO: Rua Paissandu, 690 Centro

FONE: (14) 3602-5777

 

Ø  CONSELHO MUNICiPAL DAS PESSSOAS COM DEFICIÊNCIA:

LOCALIZAÇÃO: Rua Paissandu, 690 Centro

FONE: (14) 3602-5777

 


 

 

 

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER