COVID-19

Mais informações de segunda a sexta-feira pelo telefone (14) 3602-1790. Denúncias podem ser feitas todos os dias pelo aplicativo da ouvidoria, whatsApp e pelo Portal.


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu solicita auxílio no combate ao escorpião

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, novamente solicita a ajuda da população no combate aos escorpiões no Muncípio.

Os escorpiões procuram alimento durante a noite, e, frequentemente, invadem as residências, onde se instalam sem serem notados, pois, durante o dia, "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa, utilizam-se do ferrão venenoso.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

Alguns cuidados na prevenção e combate aos escorpiões: Devemos evitar o acúmulo de lixo e mantê-lo bem armazenado e fechado, manter os quintais e jardins limpos, não acumular folhas secas, remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros, manter sempre vedadas saída de água, grelhas, pias e tanques, manter pontos de energia e de telefones devidamente vedados, manter materiais de construção sobre tablados e longes das paredes, além de vedar ralos, frestas, soleiras de portas, afastar as camas das paredes e evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem no chão, porque eles podem subir por elas. Contamos com o auxílio da população para eliminação de possíveis focos.

“Solicitamos a colaboração e a conscientização dos jauenses para manter sempre limpas suas residências. Caso ocorra algum acidente por picada de escorpião, procure imediatamente atendimento médico. Podemos fazer a diferença. O escorpião está em todas as cidades de nosso país. Se mantivermos higiene e tomarmos alguns cuidados para prevenção e combate aos escorpiões, podemos evitar, combater e controlar esse aracnídeo. Esse auxílio é de suma importância. A Secretaria e a cidade precisam de vocês para vencer essa guerra”, reforça a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

Tags

COMPARTILHAR