8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > SEMEIA TRATA IGUALDADE DE GÊNERO EM POLÍTICA INTERNA

SEMEIA TRATA IGUALDADE DE GÊNERO EM POLÍTICA INTERNA

A Secretaria de Meio Ambiente - Semeia reuniu na tarde desta quarta-feira (10) mulheres que trabalham em todos os setores da pasta, no Horto Florestal Municipal José Carlos de Toledo Veniziani - Prof. Dr. “Kiko”.

O encontro teve como objetivo trabalhar a igualdade de gênero e apresentar a Instrução Normativa de convívio e respeito às mulheres na rotina de trabalho, instituída na Secretaria no início deste ano. A temática [igualdade de gênero] faz parte da política da Semeia de fomentar essas discussões internamente, na expectativa de fazê-las ecoar em outras pastas e setores, e com esperança de ver surgir uma sociedade civil engajada neste assunto.

A iniciativa, inclusive, foi uma oportunidade de integração, haja vista que trabalhadoras do Distrito de Potunduva e Pouso Alegre também compareceram e nem todas se conheciam. Juntas elas participaram de visita educativa ao Horto, seguindo o mesmo roteiro preparado para visitação pública.

O Secretário Amilcar Marcel de Souza (Cecéu) se comprometeu com as servidoras: “Coloquei-me à disposição para, em situações de desrespeito, defender os direitos delas denunciando ofensas sofridas.”

“Homens em qualquer campo de atuação na sociedade têm que estar em defesa das mulheres; é uma questão de humanidade prevista nas questões internacionais de direitos humanos e nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca Cecéu.

Os ODS nasceram em 2012 durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Na ocasião a ONU - Organização das Nações Unidas fez um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar paz e prosperidade à todas as pessoas.

Em 2015, a ONU propôs a seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste mesmo ano [2015] foi firmado um pacto global para que no futuro ninguém mais fosse deixado para trás.

Em referência à Igualdade de Gênero o ODS 5 (são 17 no total) preconiza “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.” No entanto, esse objetivo só poderá ser alcançado quando crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente estiverem em harmonia.

Buscando alinhar-se ao disposto neste acordo a Semeia trata da Igualdade de Gênero no Plano e Programa Municipal de Educação Ambiental, chancelados na I Conferência de Meio Ambiente de Jahu, realizada nos dias 21 e 22 de outubro.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR