Prefeitura de Jahu > SEMEIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PODADOR

Estão abertas as inscrições para o 6º 'Curso de Formação de Podadores 2021' que vai ocorrer no dia 27 de novembro (sábado), das 8h às 11h, no Horto Florestal Municipal - à margem da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barro, Km 1801 junto ao Ceprom.

A iniciativa é voltada para quem quer entrar no mercado de trabalho, profissionais da área e demais interessados no assunto.

Todos os participantes vão receber certificado de habilitação/credenciamento emitido pela Secretaria de Meio Ambiente - Semeia. Em Jahu a lei municipal nº 4.345/09 determina que para exercício da profissão de podador no município é necessário ser credenciado.

Aqueles que participam da capacitação recebem orientações sobre técnicas de poda com preservação; utilização de ferramentas apropriadas; uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados; tipos de podas e legislação sobre o assunto.

O curso é totalmente gratuito. A Semeia disponibiliza as ferramentas para o curso, mas quem tiver luvas de jardinagem pode levá-las.

Durante a capacitação é obrigatório uso de máscara facial.

Poda inadequada - multa
É importante salientar que em casos de podas inadequadas o munícipe responsável pela árvore fica sujeito à penas que, em alguns casos, pode resultar em multa.

Quem precisar de um podador qualificado e autorizado conforme exige a legislação, pode solicitar a lista de credenciados para o trabalho pelo e-mail (sec.meioambiente@jau.sp.gov.br), ou retirá-la na Semeia, à margem da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 181, junto ao Ceprom. Lembrando que a Semeia disponibiliza a lista, mas não indica nomes.

Inscrições
Interessados devem comparecer à Semeia com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Importante: são apenas 20 vagas disponíveis. As inscrições ocorrem por procura espontânea, ou seja, terminam quando as vagas são preenchidas.

Para não errar, Disk Árvore.
É ótimo que tenhamos cidadãos dispostos a cuidar do meio ambiente, plantando e podando, mas para uma arborização urbana bem sucedida é necessário planejamento; basicamente precisamos saber quais espécies são adequadas para cada local, de forma que quando adultas essas árvores não prejudiquem fiação, trânsito, calçamento e tubulação de água e esgoto.

Para auxiliar a população a pasta mantém o Programa Disk Árvore, para plantio em calçadas. O munícipe interessado em plantar uma árvore deve entrar em contato pelo telefone (14) 3602-2781. Uma equipe técnica vai ao local recortar o calçamento e fazer o plantio. Lembrando que o serviço É GRATUITO.