8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > JAHU AVANÇA NA AGENDA AMBIENTAL TRANSFORMANDO GRAMA E FOLHAS EM ADUBO NATURAL

 

Há aproximadamente 30 dias a Secretaria de Meio Ambiente - Semeia iniciou no Horto Florestal uma ação pioneira em Jahu: a implantação de composteira de grama e folhas - resultantes da capina de praças, áreas verdes, canteiros centrais e varrição -, material denominado 'massa verde'.

Trata-se de um processo de transformação que necessita de 80 a 90 dias para finalização: o material verde e limpo, após decomposição originada pela mistura com esterco, dá origem ao húmus, adubo natural rico em nutrientes.

A compostagem é ação de sustentabilidade e coloca Jahu em alinhamento à moderna gestão ambiental. A disfunção representada pelo material (massa verde), até então descartado em local não muito adequado, foi transformada em solução.

A iniciativa, que faz parte do Programa Público de Adequação dos Resíduos Sólidos da cidade, vai ao encontro de determinações expressas na Lei Federal Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que impõe aos municípios a responsabilidade de “elaborar Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.”

“Vamos utilizar o húmus produzido pela composteira na produção do Horto Municipal e, se houver excedente, será disponibilizado gratuitamente à população. Há viabilidade, inclusive, de esse produto abastecer as hortas comunitárias, possibilidade que ainda carece de alinhamento com a Secretaria de Agricultura e que faremos o mais rápido possível”, conta o titular da Semeia Amilcar Marcel de Souza (Cecéu).

A implantação da composteira de 'massa verde' é mais um dos movimentos necessários da Semeia para alinhar-se às exigências do Programa Estadual Município VerdeAzul. Após cumprir uma série de diretivas exigidas pelo plano a cidade recebe certificação e entra no ranking seleto de municípios, reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo como assertivos na gestão ambiental e aptos a receberem benefícios estaduais de natureza diversa - emendas parlamentares, convênios e equipamentos como tratores e caminhões entre outros.

Cecéu destaca que “a gestão ambiental adequada melhora a posição de Jahu no ranqueamento estadual de municípios, melhorando a visão da cidade para investidores e empresários, aumentando as chances de atração de novos investimentos, fortalecendo nossa economia.”

Tags

COMPARTILHAR