Prefeitura de Jahu > SEMEIA ABRE HORTO PARA VISITAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS FÉRIAS

A partir de hoje (10) a Secretaria de Meio Ambiente - Semeia vai manter o Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - Professor Dr. Kiko aberto à visitação pública até 31 de janeiro.

Trata-se das “Férias no Horto”: uma programação diversificada que conta com trilhas, meliponário - abrigos de abelhas sem ferrão -, Mirante do Rio Jahu, jardim das suculentas, jardim das plantas medicinais, produção e doação de mudas para arborização urbana e até espaço para lanches e piqueniques.

ATIVIDADES EM DESTAQUE

TRILHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MONITORADA: uma atividade muito interessante, com duração média de 2 horas.
Horários disponíveis: das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30. Às segundas, quartas e sextas-feiras as trilhas são voltadas para famílias e pequenos grupos de até cinco pessoas. Às terças e quintas-feiras (com agendamento necessário) são para grupos maiores, a partir de 15 pessoas.

PEROBA-ROSA: quem ainda não conhece terá oportunidade de conhecer essa árvore símbolo do Município, presente no brasão de Jahu e infelizmente ameaçada de extinção.
A Peroba-rosa é uma árvore gigantesca, pode alcançar aproximadamente 50 m de altura, com tronco de 60 cm de diâmetro e possui a casca viva (madeira interna) de coloração rosada, de onde surge seu nome popular.
É uma madeira tão nobre e forte que desde a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, uma viga de Peroba-rosa, que vai de um lado a outro do templo, serve de sustentação para o telhado da Igreja Matriz.
Com a marca de enxós usados por trabalhadores que à mão aparelharam aquele magnífico tronco, a Peroba-rosa continua lá até os dias de hoje esbanjando força e nobreza.

MELIPONÁRIO: o Horto abriga várias colmeias de abelhas sem ferrão, algumas resgatadas após o corte de árvores em que estavam alojadas. As abelhas são as principais responsáveis pela polinização de 30 a 90% das espécies de árvores nativas. Esse trabalho de polinização gratuito é responsável pela qualidade e a maior parte do alimento produzido no mundo. As abelhas são vitais para a sobrevivência da humanidade. Há estudos que apontam que sem elas a espécie humana estará extinta em apenas quatro anos.

MIRANTE DO RIO JAHU - NOSSAS ÁGUAS: participantes terão momento de contemplação de um ‘pedacinho’ dos 81,5 km de extensão do Rio Jahu que contorna o Horto.
O nosso Rio Jahu se forma a partir de duas nascentes: a mais distante está localizada em Torrinha, no Ribeirão do Bugio; quando a água dessa nascente se encontra com a água do Ribeirão do Peixe em Dois Córregos, se forma o rio principal, que a partir daí se chama Jahu.
O Rio Jahu deságua no Rio Tietê, na Marambaia, entre os Municípios de Bariri e Itapuí.
A água que chega às casas da população jauense vem de águas superficiais, como os mananciais do Córrego Santo Antônio, a Represa São Joaquim, o Ribeirão Pouso Alegre, o Rio Jahu, e de águas subterrâneas, provenientes de 19 poços profundos espalhados pela cidade.
Água é mais que uma substância, é garantia de vida. Por isso é indispensável que conheçamos, cuidemos e respeitemos o Rio Jahu.

PRODUÇÃO DE MUDAS E ARBORIZAÇÃO URBANA: uma das diretivas do Plano de Gestão Ambiental Municipal é zerar o déficit de 20 mil árvores em todo Município, com planejamento voltado à implantação de espécies adequadas ao correto processo de arborização urbana. Para dar conta dessa demanda, a Semeia busca autossuficiência na produção de mudas.
São muitos os benefícios das árvores para as cidades e para as pessoas:
• redução da velocidade dos ventos;
• diminuição da poluição sonora e acústica;
• absorção de parte dos raios solares;
• formação de sombra e aumento da umidade atmosférica, refrescando o ar das cidades;
• fornecimento do habitat, de comida e proteção a plantas e animais, aumentando a biodiversidade urbana;
• absorção da poluição atmosférica, neutralizando seus efeitos nocivos à população;
• proteção do solo contra erosão;
• sequestro de CO2 - dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico - da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa;
• combate às mudanças climáticas;
• proteção e aumento dos recursos hídricos;
• redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal.

INSTRUÇÕES

Para que a visita ocorra com bastante tranquilidade é preciso estar atento a algumas orientações:
- vá com roupas confortáveis para trilha, leve seu cantil ou copo, use protetor solar e repelente, evite o uso de perfumes e desodorantes fortes;
- é proibido entrar com animais de estimação;
- todo resíduo gerado deverá ser descartado nas lixeiras;
- menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis no decorrer das atividades;
- grupos maiores deverão agendar a visita monitorada por meio telefônico ou por e-mail;
- em caso de chuvas as visitas monitoradas serão automaticamente canceladas;
- ao final da visita utiliza a hashtag #feriasnohortojau em suas redes sociais.

Para visitar o local, que ficará aberto de segunda a sexta-feira, é necessário agendamento pelo telefone (14) 3621-6989 ou pelo e-mail (easemeiajahu@gmail.com).
O horário de funcionamento do Horto para visitas é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h.