8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > SEMEIA PROMOVE APROXIMAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO E HORTO MUNICIPAL

Famílias têm aproveitado o período de férias no Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - Professor “Dr. Kiko”. Cerca de 60 pessoas já passaram pelo local. A Secretaria de Meio Ambiente - Semeia mantém o Horto aberto à visitação pública até 31 de janeiro.

Quem comparecer vai poder curtir trilha de educação ambiental e passar por lugares lindos que ficam maravilhosos em fotografias; conhecer coisas interessantes como o meliponário, uma coleção de abelhas nativas sem ferrão - sabia que elas são indispensáveis à nossa sobrevivência? -; e apreciar jardins com plantas de espécies suculentas e medicinais.

Tem também a produção de mudas para arborização urbana - muitas doadas à população -, trabalho que a Semeia está realizando com muito empenho com objetivo de zerar o déficit preocupante de 20 mil árvores em Jahu.

Outra atração do Horto é o Mirante do Rio Jahu. Do local recentemente construído é possível observar as águas do nosso Rio Jahu, e ouvir o som agradável que fazem enquanto calmamente seguem seu trajeto em direção à Marambaia - entre Bariri e Itapuí -, onde se juntam com o grande Rio Tietê.

Aqueles que nunca viram vão conhecer a magnífica Peroba-rosa, árvore de madeira nobre, símbolo do Município, presente no brasão de Jahu. De crescimento lento, é uma “gigante pela própria natureza”; pode alcançar 50 m de altura e 60 cm de diâmetro no tronco. Tem casca viva (madeira interna) de coloração rosada, daí a origem de seu nome popular.

Infelizmente essa árvore imponente está ameaçada de extinção. Para reverter esta situação a Semeia lançou o Projeto Perobando, que consiste na recuperação e conservação da espécie através da produção de mudas e plantio em praças e áreas verdes, reavivando a identidade da sociedade jauense e seu sentimento de pertencimento por meio do resgate de um dos símbolos de Jahu.

Para que a visita seja tranquila e agradável é preciso atenção a algumas orientações:
- vá com roupas confortáveis para trilha, leve seu cantil ou copo, use protetor solar e repelente, evite o uso de perfumes e desodorantes fortes;
- é proibido entrar com animais de estimação;
- todo resíduo gerado deverá ser descartado nas lixeiras;
- menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis no decorrer das atividades;
- grupos maiores deverão agendar a visita monitorada por telefone ou e-mail;
- em caso de chuvas as visitas monitoradas serão automaticamente canceladas;
- ao final da visita utiliza a hashtag #feriasnohortojau em suas redes sociais.

O Horto está aberto à visitação de segunda a sexta-feira. Para participar é necessário agendamento pelo telefone (14) 3621-6989 ou pelo e-mail (easemeiajahu@gmail.com). O horário de funcionamento para visitas é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h.

Tags

COMPARTILHAR