Prefeitura de Jahu > JAHU CONSEGUE CERTIFICADO DE MUNICÍPIO VERDE AZUL

JAHU CONSEGUE CERTIFICADO DE MUNICÍPIO VERDE AZUL

A Prefeitura do Município de Jahu recebe nesta quarta-feira (24) certificado do Programa Município VerdeAzul – PMVA 2021 na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na capital paulista.

O certificado é um reconhecimento da boa gestão ambiental realizada na cidade e viabiliza captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Desde 2012 Jahu não recebia o selo Município VerdeAzul.

Recebem a certificação municípios que atingem nota superior a 80 no Programa e que preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo do PMVA. No hanking de 645 municípios paulistas Jahu ficou em 57º lugar, alcançando 82,98 pontos.

O Prefeito Ivan Cassaro, o Secretário de Meio Ambiente Giovani Mineti Fabrício e o Diretor da pasta André Ximenez, participaram da cerimônia de entrega da certificação aos municípios paulista que atingiram a pontuação.

O PROGRAMA

As ações propostas pelo PMVA têm como base dez diretivas norteadoras: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Lançado em 2007 pelo Governo Estadual, o Programa tem objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, descentralizando e valorizando a agenda ambiental nos municípios. Dessa forma as prefeitura são estimuladas à executar políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O Programa tem 10 Diretivas norteadores relacionadas a temas estratégicos como Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.