Prefeitura de Jahu > PODADORES DE ÁRVORES FAZEM CURSO DE REFORMULAÇÃO

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza gratuitamente curso de reformulação para podadores já cadastrados, no Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - “Professor Dr. Kiko”, neste sábado (10), das 8h às 11h. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Árvore, comemorado em setembro.

Formar profissionais capacitados para poda é uma das políticas da pasta. No entanto, este treinamento foi reestruturado de forma a contemplar novas propostas e conceitos relacionados à arborização urbana.

Técnica de execução sem dano à planta; poda de limpeza e de condução da copa entre outras; utilização correta das ferramentas (motopoda, serrote e tesouras entre outras ); uso necessário de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); legislação sobre infrações como a poda drástica, considerada crime ambiental; além do caráter socioambiental e econômico da capacitação estão na pauta do treinamento.

Para exercer a profissão de podador em Jahu é necessário ser cadastrado e credenciado pela Semeia, conforme determinam as Leis Municipais nº 3.830/2003 e 4.345/2009. Nos casos de podas inadequadas o munícipe responsável pela árvore estará sujeito à penas que, em alguns casos, pode resultar em multa.

Uma relação de profissionais credenciados para esse trabalho está disponível na Semeia, mas a secretaria não indica nenhum nome, apenas fornece a relação dos que são habilitados em Jahu e recomenda que sejam escolhidos podadores credenciados ao trabalho pelo município.

Para acessar a lista completa basta enviar e-mail para (sec.meioambiente@jau.sp.gov.br) , ou comparecer à sede da pasta que fica nas dependências do Ceprom - Centro de Produção Municipal, situado à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros Km 180 – Alça de Acesso ao Bairro Jardim São José.