8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > O QUE DEVEMOS SABER SOBRE O CÂNCER DE BOCA

Nesta primeira semana de novembro o câncer de boca ganha mais visibilidade, devido à lei nº 13.230/2015 que instituiu o período como a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

O câncer de boca tem cura. Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico ou com uso de radioterapia, dependendo de cada paciente e da avaliação médica, critérios que vão definir a melhor forma de tratamento.

Quando falamos em câncer de boca é importante lembrar que prevenção e diagnóstico precoce são fatores importantes na cura da doença. Por isso, faça frequentemente o autoexame bucal, ele ajuda a diagnosticar problemas antecipadamente. O autoexame consiste na inspeção visual e palpação, devendo ser realizado em frente ao espelho.

Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas durante o autoexame, foi criada a sigla: BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato [céu da boca]). Mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita ao dentista não deve ser esquecida.

 

COMO PERCEBER UM CÂNCER DE BOCA?

Ele pode se manifestar sob forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, sangramentos sem causas conhecidas, dor na garganta que não melhora e manchas na parte interna da boca.

 

COMO DIMINUIR O RISCO?

- Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool.
- Mantenha uma boa higiene bucal.
- Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
- Visite o dentista regularmente.

 

IMPORTANTE: ao identificar qualquer lesão ou alteração na boca o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação médica e posterior encaminhamento, se houver necessidade.

Tags

COMPARTILHAR