8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > PRÓTESES DENTÁRIAS E SAÚDE BUCAL

Uma das principais preocupações das pessoas ao perder os dentes é com a estética. Neste sentido uma das funções das próteses é restaurar a autoestima, devolvendo também a função mastigatória e melhorando, inclusive, a fala. Independente do motivo da perda dentária, o uso inadequado de próteses parciais ou totais pode provocar grandes transtornos ao paciente, seja na mastigação, estética ou fala.

A dor associada a problemas na adaptação do uso de próteses totais pode trazer complicações que vão muito além do desconforto causado pela própria condição. Se esses problemas não forem tratados podem prejudicar ou até impossibilitar o uso futuro de outras próteses. É importante ressaltar que um dos tipos de câncer bucal está diretamente relacionado ao trauma da dentadura sobre os tecidos moles da boca. Por isso é muito importante conhecer, diagnosticar e tratar as lesões bucais em pacientes usuários de próteses.

No Brasil, na primeira semana de novembro o câncer de boca ganha maior visibilidade, devido à lei nº 13.230/2015 que instituiu o período como a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

Para um tratamento rápido e eficaz do câncer de boca é fundamental o diagnóstico precoce. Faça sempre o autoexame bucal, processo que consiste na inspeção visual e palpação, devendo ser realizado em frente ao espelho. Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas durante o autoexame, foi criada a sigla: BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato [céu da boca]). Mudança de coloração, áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras e pontes móveis); feridas que não cicatrizam em uma semana; dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento são sinais que merecem análise médica.

Além do autoexame, controle o tabagismo e o uso de bebida alcoólica, adote alimentação saudável, mantenha sempre boa higiene bucal e mantenha visitas regulares ao cirurgião-dentista. Essas atitudes, além de prevenir doenças, mantém a saúde bucal em dia.

IMPORTANTE: ao identificar qualquer lesão ou alteração na boca o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação médica e posterior encaminhamento para serviços especializados, quando houver necessidade.

Tags

COMPARTILHAR