8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > USINAS MÓVEIS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SÃO OFICIALMENTE ENTREGUES

Representantes de 11 municípios do Consórcio Intermunicipal dos Vales dos Rios Tietê e Paraná (CITP) estiveram em Jahu acompanhando a entrega oficial e demonstração de uso das duas usinas móveis de resíduos da construção civil (RCC), no Horto Municipal, nesta manhã (18).

Os equipamentos, conquistados por meio de emenda parlamentar, vai atender de forma itinerante as 32 cidades que fazem parte do Consórcio, sendo Jahu a maior delas. Para receber o equipamento é necessários que os municípios disponham de área com licença ambiental e infraestrutura disponível para o funcionamento do maquinário.

Um dos principais objetivos do CITP é proporcionar economia às Prefeituras por meio de compras/atas de registro através do grupo, garantindo melhor preço aos interessados.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente Giovani Mineti Fabricio, cada usina tem capacidade de triturar até 100 toneladas de entulho por hora, transformando os resíduos em materiais que podem ser usados como sub-base para asfalto e na construção de materiais para construção civil que não sejam de função estrutural (bloco, bloquete, balaustre e tampas de bueiros entre outros).

O Prefeito de Itapuí e Presidente do Consórcio Antônio Álvaro de Souza (Toninho Souza) disse que no municipio será realizado trabalho de conscientização com estudantes, no sentido de educar para a necessidade de descarte correto de RCC. Ele disse ainda que existe a possibilidade de pessoas cadastradas no Cadastro Único serem beneficiadas com os insumos.

Presente ao evento o Secretário Nacional de Qualidade Ambiental André França considerou a aquisição das usinas como solução ambiental assertiva, à medida que ao transformar resíduos descartados irregularmente na natureza em materiais reutilizáveis, preserva recursos naturais e diminui a poluição ambiental, tornando a cidade mais limpa e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O Prefeito Ivan Cassaro destacou que essa é primeira vez na história de Jahu que o município recebe esse tipo de equipamento, e que a partir de agora resíduos descartados em canteiros e terrenos, prejudicando o meio ambiente, terão destinação correta e serão reaproveitados. O chefe do executivo afirmou que os insumos serão aproveitados na pavimentação de estradas rurais, garantindo o escoamento da produção que beneficia toda cidade.

Fazem parte do CITP os municípios de Andradina, Bariri, Barra Bonita, Bocaina,
Buritama, Brotas, Conchas, Dois Córregos, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itatinga, Jahu, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Mendonça, Mococa, Monte Alto, Mineiros do Tietê, Macatuba, Mirassol, Pardinho, Pederneiras, Pirajuí, Promissão, Piracicaba, Reginópolis, Sabino, Salto, São Manoel e Torrinha.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR