Prefeitura de Jahu > ASSISTIDOS DA AMAI RECEBEM CERTIFICADO DE ATORES E ATRIZES AMBIENTAIS

A Prefeitura de Jahu, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente (AMAI), realizou cerimônia de formatura para 31 assistidos da entidade, nesta manhã (25), no auditório da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab.

Eles receberam certificado por participação em “Oficinas de Educação Ambiental”, que são parte do Programa de Formação de Educadores Ambientais, do Plano Municipal de Educação Ambiental da Semeia.

Os encontros, conduzidos pela Semeia de julho a outubro, somaram 30 horas. Durante essas reuniões de conteúdo teórico e prático, saídas a campo e visitações foram tratados matérias relacionadas ao solo, resíduos, qualidade do ar, arborização e biodiversidade.

O PROGRAMA

O Programa tem objetivo de formar atores e atrizes da sociedade, em agentes socioambientais atuantes em seus espaços. São colaboradores do Programa a Secretaria de Proteção e Direito dos Animais, a Concessionária Águas de Jahu, a ACAR - Associação dos Catadores de Recicláveis de Jahu e o Instituto Pró-Terra.

A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação de crianças do Coral da Fundação e de integrantes da Banda AMAI. No final os formandos acompanharam o plantio de uma muda de Peroba-rosa nas dependências do Colégio, próximo do auditório.

PEROBA-ROSA

A peroba-rosa é considerada madeira-de-lei. O termo originalmente usado para designar madeiras que só podiam ser derrubadas com permissão expressa em lei, atualmente é utilizado para indicar madeiras nobres, aquelas que são duras, resistentes e de alto valor comercial.

Encontrada em várias regiões do Brasil com áreas de Mata Atlântica esta árvore magnífica é símbolo do município e está presente no brasão de Jahu.

No passado existiam muitas Perobas-roas em Jahu, mas com a expansão urbana e o uso comercial de sua madeira restaram poucos exemplares dessa espécie magnífica. Com objetivo de preservar a espécie e resgatar sua importância histórica para o município a Semeia criou o projeto Perobando, que conta com levantamento das Peroba-rosas existentes no município, produção de mudas e plantio.

Em nossa cidade existem apenas 46 perobas-rosas mapeadas. Duas das mais altas e antigas estão no Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Junior - “Professor Dr. Kiko”, aberto frequentemente à visitação pública previamente agendada.

PARTICIPANDO DO MAPEAMENTO

Cidadãos que souberem da existência de uma Peroba-rosa no município podem entrar em contato com a Semeia pelo WhatsApp (14) 99756-7153, informar o endereço onde está plantada e enviar uma foto da árvore. Informações sobre o projeto, mapa com localização das árvores e vídeos sobre a Peroba-rosa podem ser obtidas pelo link https://linktr.ee/perobandojahu

Participaram da cerimônia o chefe de Gabinete Rodrigo Campanhã Ávila Franco, representando o Prefeito Ivan Cassaro; Dagoberto Alasmar e José Roberto de Freitas, respectivamente presidente e vice-presidente de AMAI; Giovani Mineti Fabricio e Marilda Cecília Paulucci Casonato, respectivamente secretário de Meio Ambiente e secretária de Cultura e Turismo; Profª. Drª. Valéria Lopes Rodrigues, presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente); e a diretora do Colégio da Fundação, Evelyn Trombeta Pazian.