8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > FÉRIAS NO HORTO - PREFEITURA ABRE HORTO MUNICIPAL NO MÊS DE JANEIRO PARA VISITAS MONITORADAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura de Jahu, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Diretoria de Áreas Verdes e Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA), realizará a segunda edição do “Férias no Horto”, disponibilizando as manhãs e tardes de terça e quinta-feira e os sábados de manhã para atender grupos de pessoas que desejam realizar visitas no Horto Municipal entre os dias 03 e 28 de janeiro.

Nas terças e quintas, os horários de visitações com o acompanhamento de monitor serão das 9h às 11h e das 14h às 16h e nos sábados, das 8h30 às 10h30. Para grupos acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio via e-mail: easemeiajahu@gmail.com ou por mensagem no WhatsApp (14) 99756-7153.

O Horto Municipal conta com os seguintes atrativos que poderão ser contemplados pelos visitantes:

Peroba-rosa - a árvore símbolo do Município
Quem ainda não conhece terá oportunidade de contemplar a árvore símbolo do Município de Jahu, presente inclusive em seu brasão. Antigamente poderiam ser encontradas várias Perobas-rosas em toda a nossa região devido ao solo fértil. No entanto, seus fortes atributos fizeram com que a espécie fosse amplamente explorada para a construção civil e outros fins, deixando a espécie ameaçada de extinção. É uma madeira tão nobre e forte que desde a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, uma viga de Peroba-rosa, que vai de um lado a outro do templo, serve de sustentação para o telhado da Igreja.

Jardim dos sentidos
Contando com espécies de plantas ao longo da trilha com as mais variadas formas, tamanhos e aromas, o jardim dos sentidos permite que os visitantes possam explorar o caminho com os 5 sentidos – visão, tato, audição, olfato e paladar.

Criação de abelhas nativas sem ferrão
O Horto possui um Meliponário que abriga várias colmeias de abelhas sem ferrão. Por meio de uma caixa didática, os visitantes poderão observar de perto as diferentes espécies e a estrutura interna de uma colmeia.

Coleção de cactos e suculentas e o Jardim das Plantas Medicinais
No horto, os visitantes poderão contemplar diferentes espécies de cactos e suculentas e um jardim com plantas medicinais.

Mirante do Rio Jahu e lenda do Ya-hu
Os participantes terão momento de contemplação de um pequeno trecho que contorna o Horto, dos 81,5 km de extensão do Rio Jahu. Neste espaço, serão abertas reflexões sobre a história da cidade e a forma com que cuidamos do nosso Rio. Água é mais que uma substância, é garantia de vida. Por isso é indispensável que conheçamos, cuidemos e respeitemos o Rio Jahu.

Produção de plantas ornamentais e mudas de arborização urbana e reflorestamento
Nesta parte do percurso, os visitantes conhecerão um dos principais trabalhos do horto: a produção de mudas, sejam elas ornamentais, para arborização urbana e reflorestamento. Eles poderão contemplar os diferentes estágios de crescimento, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento completo da muda. Além disso, receberão orientações a respeito da importância do plantio de espécies adequadas.

Fauna do Município
Por tratar-se de uma paisagem natural, os visitantes poderão ter a chance de se deparar ao longo da trilha com animais nativos encontrados no Município – desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios...

Não só isso, eles conhecerão mais sobre a importância da salvaguarda da Biodiversidade e o papel de cada espécie no mundo em que vivemos.

Árvores de grande porte localizadas no Horto
Ao longo de todo o percurso, os visitantes contemplarão algumas espécies arbóreas de grande porte como a Sibipiruna, o Cedro e a Paineira-rosa – seus atributos, importância ecológica e histórica.

INSTRUÇÕES
- Use repelente, filtro solar e roupas leves compridas e sapato fechado para evitar ferimentos. Dê preferência a vestimentas nas cores frias e evite roupas na cor vermelha (na natureza lembra carniça e pode atrair mais pernilongos e outros mosquitos).
- Evite passar desodorantes e perfumes com cheiros fortes e adocicados (podem atrair abelhas).
- Trazer garrafa/cantil de água.
- Menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis no decorrer das atividades;
- Em caso de chuva, a visita é automaticamente cancelada, pois no local não há espaço amplo coberto para acolher todos os visitantes. A equipe de Educação Ambiental entrará em contato para reagendamento.

Para visitações sem o acompanhamento de monitor, realização de piqueniques e doação de mudas, o Horto Municipal fica aberto de terça a quinta-feira das 7h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h30.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR