Prefeitura de Jahu > Prefeitura assina pacto de desenvolvimento local para Jardim Maria Luiza IV

A Prefeitura Municipal de Jahu, em parceria com a Rede Social Jaú, assinou na noite de quarta-feira (19/06), na Quadra do Jardim Maria Luiza IV, o Pacto de Desenvolvimento Local para o Jardim Maria Luiza IV.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Rafael Agostini, o secretário de Educação João Cardoso, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, o vereador Fernando Henrique da Silva, além de vários representantes da Rede Social Jaú e centenas de moradores do Jardim Maria Luiza IV.

O documento estabelece o compromisso entre o poder público, sociedade civil, empresas, universidades, entre outros atores para implementação do Plano de Desenvolvimento Local elaborado por lideranças do bairro, norteado pela Rede Social Jaú.

O prefeito Rafael Agostini colocou a Prefeitura à disposição da população e assumiu compromissos juntamente com a comunidade local. “A sociedade está mobilizada para lutar pelos seus direitos. Isso é muito salutar. Mas para que a região se desenvolva conforme o plano de desenvolvimento elaborado por vocês em conjunto com a Rede Social, todos devem cooperar para colocá-lo em prática. A comunidade tem que participar e compreender que tem metas a cumprir nesse planejamento. A Prefeitura sozinha não consegue resolver todos os problemas do bairro. O pacto é um compromisso de todos e cada um tem que fazer a sua parte”, reforça.

O mediador Fernando Figueiredo apresentou o plano com ações de curto, médio e longo prazo, que terá o objetivo de melhorar a qualidade de vida do Maria Luiza 4. “Várias instituições estão envolvidas no processo de desenvolvimento local, iniciado em 2009 com a criação de uma governança local. Em 2010 foi projetada uma visão de futuro (onde todos acreditam que o bairro pode melhorar), em 2011 foi elaborado o diagnóstico participativo (que informa a atual situação do bairro), e em 2012 e 2013 o plano de desenvolvimento local. Todo esse trabalho foi desenvolvido em rede horizontal, ou seja, as decisões são tomadas de maneira consensual, exigindo mais paciência, tempo e respeito. As tarefas também são compartilhadas. Existem deveres e responsabilidades para cada ator que compõe a rede. Todos devem participar, para que haja mudanças no bairro por meio de programas e projetos sociais, educacionais e de empreendedorismo local”.

Os signatários do protocolo comprometem-se em zelar pelo desenvolvimento da região, garantir transparência e participação popular, manter permanente relação de diálogo e garantir a implementação dos projetos definidos no plano, o qual está focado em atividades de saúde, economia, segurança, educação, cultura, esporte, meio ambiente e infraestrutura.

A Rede Social é composta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Igreja Católica Apóstolo Paulo, Projeto Pequena Seara, Pastoral da Criança, Projeto Futuro Melhor, Escola Antônio Waldomiro de Oliveira, Câmara e Prefeitura de Jaú, entre outros.