Prefeitura de Jahu > JAHU DISCUTE CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Questões ligadas à criação de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) em nosso município foram discutidas durante reunião na manhã do último dia 14, na Casa da Agricultura - Regional/Jaú.

Instituir o Conselho nas cidades paulistas é iniciativa que vai ao encontro de recomendações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura Antônio Carlos Botelho Müller Carioba (Toni Carioba), em Jahu ações voltadas à segurança alimentar estão em andamento, como por exemplo o “Cozinha Alimento”, projeto estadual desenvolvido em parceria com municípios, que prevê instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. A proposta contempla destinação de cozinhas industriais completas às cidades paulistas, visando fortalecer, entre outros, os cursos profissionalizantes.

Ainda segundo Toni Carioba projeto de lei para criação do COMSEA está tramitando na Secretaria Municipal de Governo. Ele reforça que o êxito na instituição e condução do Conselho depende de trabalho junto à Secretaria de Agricultura, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

A abertura do evento foi feita pelo engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura/Jaú João André de Miranda Prado e a condução da reunião ficou por conta do Diretor Técnico do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP) Marcelo Cunha.

Cerca de 40 pessoas das áreas de agricultura, assistência social, meio ambiente, saúde e educação entre outros segmentos participaram do encontro. Estiveram representados também os municípios de Arealva, Bariri, Bauru, Boraceia, Dois Córregos, Duartina, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Lençóis Paulista, Lins, Mineiros do Tietê, Paulistânia e Torrinha.