Prefeitura de Jahu > POR UMA JAHU MAIS LIMPA: CRONOGRAMA CATA-GALHO

Para manter nossa cidade mais limpa a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, faz rotineiramente coleta de podas de árvores e arbustos, e materiais inservíveis em todos os bairros da cidade.

O serviço é realizado simultaneamente em bairros à margem direita e esquerda do Rio Jaú, tomando como referência o curso d'água.

IMPORTANTE - Os moradores devem programar-se para colocar o material descartado nas calçadas de suas casas (tomando cuidado para não bloquear o trânsito de pessoas pelo calçamento) próximo ao dia de o caminhão fazer a recolha, pois cada bairro será contemplado com o serviço apenas uma vez por mês.

O QUE SERÁ RECOLHIDO - Além dos restos de podas de árvores e arbustos serão retirados de circulação inservíveis como móveis velhos, colchões, garrafas e outros objetos que não têm mais serventia, mas que possam servir de criadouro para insetos e animais peçonhentos. ATENÇÃO: nos casos de descarte de podas de árvores e arbustos, em obediência à lei municipal nº 4.802/2013, será recolhido o volume de até 1m³. De acordo com a lei o descarte de resíduos vegetais em volume superior em áreas públicas e particulares é passível de notificação e multa no valor de 1.500 UFMs (Unidades Fiscais do Município), corresponde a R$ 2.880,00 conforme previsto no decreto 8.449/2022.

O QUE NÃO SERÁ RECOLHIDO - Entulho/resíduo de construção civil não será recolhido.

COLABORAÇÃO - Para uma cidade mais organizada é indispensável que todos entendam a importância de limparem seus quintais e terrenos, considerando que o acúmulo de lixo e outros materiais é um dos principais fatores para o surgimento de baratas, principal alimento dos escorpiões, e podem esconder possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

CRONOGRAMA - Confira na imagem a data de coleta em seu bairro neste mês.