Prefeitura de Jahu > JAHU PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO

JAHU PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo participou ontem (22) na capital paulista do primeiro treinamento sobre aplicações de recursos oriundos da Lei Complementar Nº 195 de 08 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG).

A LPG homenageia o ator que faleceu em decorrência da Covid-19 em maio de 2021 e foi criada com objetivo de incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, especialmente as demandadas pelas consequências do período da pandemia no Brasil.

O Estado de São Paulo terá um investimento de cerca de R$ 728 milhões por meio da LPG. Dos R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo receberá R$ 356 milhões e mais R$ 372 milhões serão repassados diretamente aos municípios.

O evento, realizado pela pasta estadual contou com a participação de municípios paulistas.

OITIVA - Cerca de 50 pessoas participaram da primeira oitiva relativa à Lei Paulo Gustavo (LPG), realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultua e Turismo, no Cine Municipal, dia 17/05

Na ocasião foi apresentada aos participantes planilha proposta pelo Conselho Municipal de Cultura, com várias sugestões relacionadas à divisão da verba governamental emergencial, tomando-se por base o pré-cadastramento realizado pelos interessados.

De acordo com a pasta Jahu deve receber em torno de R$ 1,3 milhão, recurso que será direcionado a projetos de audiovisual, conforme diretrizes da LPG.

O evento contou com inúmeros atores da área audiovisual, além de membros do Conselho e munícipes dos mais diversos setores da sociedade. A partir de várias colocações apresentadas pelo público presente foi elaborado esboço de um plano de ação.

No final ficou definido que o esboço será analisado e finalizado de acordo com propostas sugeridas, e levado ao conhecimento de todos durante realização da segunda oitiva que deverá ocorrer em breve.