8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > ESCOLAS FARÃO MAPEAMENTO AMBIENTAL NA CIDADE

ESCOLAS FARÃO MAPEAMENTO AMBIENTAL NA CIDADE

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e em parceria com a Secretaria de Educação, Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu e Instituto Pró-Terra, reuniu diretores e coordenadores de escolas do município, para apresentação e sensibilização desses profissionais no tocante à importância de confecção do Mapa Verde, proposta que tem objetivo de trabalhar a percepção ambiental e o senso crítico das crianças, através de questões mapeadas por elas próprias com apoio da metodologia do GreenMap (Mapa verde). O encontro ocorreu dia 19 no auditório da Fatec.

O Mapa Verde é uma das ações do Projeto SEMEIAR JAHU, desenvolvido pela Diretoria de Educaçao Ambiental da pasta de Meio Ambiente, com planejamento fundamentado em quatro pilares a serem trabalhados nas escolas: resíduos sólidos; educação ambiental com temáticas relacionadas à água, arborização urbana, biodiversidade, solo, queimadas urbanas e incêndios florestais; produção de mudas; e percepção socioambiental.

Partindo de situações que dizem respeito às suas realidades, através de ícones os estudantes vão apontar questões socioambientais. Todos os apontamentos positivos e negativos serão compartilhados em uma plataforma internacional denominada GreenMap. Com a produção final do Mapa surgirá uma visão da cidade pela ótica das crianças e esse material poderá ser, inclusive, ferramenta de planejamento de ações para o poder público, permitindo uma cidade mais sustentável, harmoniosa e planejada.

De acordo com a Secretaria o mapeamento foi idealizado com objetivo de estimular a assimilação de questões ambientais e provocar nas crianças o despertar para a necessidade de engajamento na promoção de um meio ambiente melhor para todos, além de incutir nelas sentimentos de pertencimento e apreço à natureza, solidariedade, ética, coletividade e responsabilidade socioambiental, fazendo com que a comunidade (através das crianças) adote uma postura consciente e atuante, na transformação do ambiente em que vive.

Neste primeiro momento projeto-piloto está sendo realizado com as turmas de 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Caetano Perlatti e da Escola Estadual - EE Benedicto Montenegro. No entanto, existe intenção de expandir o Mapa Verde, contando com participação de todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Jahu.

No próximo mês tem início na Semeia o trabalho de expansão do mapeamento com capacitações de professores e execução do cronograma de atividades com as unidades de ensino envolvidas.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR