Prefeitura de Jahu > QUASE 300 PESSOAS BENEFICIADAS POR PREVENÇÃO ONCOLÓGICA

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC) realizou gratuitamente 289 atendimentos com foco na prevenção do melanoma (um tipo de câncer de pele) e do câncer ginecológico.

Melanoma - Foram 245 orientações e 20 atendimentos pelo Programa de Prevenção do Melanoma, na Unidade de Saúde Dr. José Prado Roque, no Jardim Pires I.

O melanoma é o câncer de pele mais raro e mais grave, podendo evoluir rapidamente, inclusive com a forma metastática da doença, por isso é considerado o mais agressivo dos tumores de pele.

Embora o diagnóstico do melanoma normalmente cause medo e apreensão às pessoas, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Câncer Ginecológico - Pelo Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 24 mulheres passaram pelo processo de coleta de material para exame de Papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde - UBS’s do Itamaraty e Pires I.

O Papanicolau pode diagnosticar:
- alterações causadas pelo HPV (papilomavírus humano);
- câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
- infecções vaginais;
- inflamações vaginais; e
- algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)

Os atendimentos funcionam nas unidades de saúde por livre demanda, e de forma gratuita, mediante apresentação de documentos pessoais e Cartão SUS.