8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > ESTUDANTES PARTICIPAM DE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE JAHU

Representantes de escolas municipais, estaduais e particulares de nosso município participaram do Fórum Mapa Verde, no auditório da Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu, na manhã do dia 07/06.

O Mapa Verde é uma das ações do Projeto SEMEIAR JAHU, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia). Lançada no Dia Mundial da Água (22/03/2023) a proposta está fundamentada em quatro pilares a serem trabalhados juntos às escolas: resíduos sólidos, educação ambiental formal com temáticas relacionadas à água, arborização urbana, biodiversidade, solo, queimadas urbanas e incêndios florestais. O projeto contempla também produção de mudas e percepção socioambiental.

O projeto foi idealizado com objetivo de estimular nas crianças a assimilação de questões ambientais e provocar o despertar para a necessidade de engajamento com vistas á promoção de um meio ambiente melhor para todos, além de incutir nelas sentimentos de pertencimento e apreço por seu entorno, solidariedade, ética, coletividade e responsabilidade socioambiental, fazendo com que a comunidade (através das crianças) adote uma postura consciente e atuante, na transformação do ambiente em vive.

EXPANSÃO DO MAPA VERDE
Lançado de forma piloto com a Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Caetano Perlatti e a Escola Estadual Prof. Dr. Benedicto Montenegro, o Mapa Verde está sendo confeccionado pela Semeia, com apoio da Fatec-Jahu, Secretaria de Educação, Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e Instituto Pró-Terra.

A proposta tem objetivo de instigar a percepção ambiental das crianças e seu senso crítico por meio de ícones que já são ofertados pela plataforma “green map” de forma que os estudantes avaliem seu entorno observando situações positivas, negativas e, dentro desse levantamento indiquem pontos fortes, fracos e sugestões para o que foi observado. Em seu cotidiano muitas vezes as crianças, como qualquer cidadão, não da a devida atenção àquilo que está à sua volta (trajeto, arredores de escola, trabalho) de forma que a falta de zelo e/ou respeito ao local em que vivem ocorre porque elas não se sentem parte daquele lugar. Primeira ferramenta para aguçar o sentimento de cuidar e respeitar sua localidade é a percepção. Neste sentido cabe aqui destacar que o Mapa Verde é também instrumento de planejamento ambiental.

CAPACITAÇÃO
Durante o fórum os representantes das escolas participaram de treinamento com vistas à elaboração do Mapa Verde. Dentro e fora das salas de aula eles puderam entender na prática como funciona essa ferramenta de levantamento de dados.

A partir do segundo semestre o Mapa Verde será estendido a todas escolas do município interessadas em participar. A expectativa é que até o final do ano esse mapeamento com levantamento de pontos fortes, fracos e sugestões para os entornos das escolas esteja pronto.

De acordo com a Semeia o trabalho de confecção do Mapa Verde não é realizado há 20 anos. Em 2003 serviu de base para o Plano Diretor. Segundo o Secretário Giovani Mineti Fabricio o Mapa Verde está sendo refeito para ser utilizado como instrumento de planejamento urbanístico e ambiental e de ferramenta de diagnóstico por meio da visão dos estudantes.

É possível conhecer mais sobre essa proposta de raio X ambiental através da plataforma “green map”, que disponibiliza seu histórico e mais de 900 mapas feitos ao redor do planeta. Para consultar esse conteúdo acesse o link https://www.greenmap.org/

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR