Prefeitura de Jahu > CURSO PREPARA TRATORISTAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) está sempre apoiando o Sindicato Rural Patronal de Jahu e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho. Desta vez, a Seagri esteve junto na realização do curso de tratorista, que ocorreu entre os dias 05 e 11 deste mês.

Promovido periodicamente o curso tem como público-alvo preferencialmente aqueles diretamente relacionados ao agronegócio, porém é aberto a todos os interessados.

Participaram da capacitação 10 homens e uma mulher. Eles cumpriram 56 horas de curso, 8 horas/dia. As aulas teóricas ocorreram entre os dias 05 e 07, nas dependências do Sindicato, na Rua Tenente Lopes, 451, centro. As aulas práticas aconteceram de 08 a 11, em área no Recinto de Exposição “Sebastião Ferraz de Camargo Penteado”, no Jardim Padre Augusto Sani.

O conteúdo programático do curso constou de 3 módulos:
I – Manutenção de tratores (24h);
II – Operação de tratores (16h);
III – Trabalho com trator acoplado com grade de discos (16h).

Outra abordagem do curso foram as normas regulamentadoras nº 06 e 31, relativas à segurança no exercício da profissão.

À Seagri coube auxiliar na divulgação do curso e disponibilizar máquinas e implementos para garantia das aulas práticas, tanto de manutenção quanto de operação.

Todos os participantes receberam certificado e, por tratar-se de curso para iniciantes, com conteúdo básico, é recomendável a realização de mais atividades práticas em campo, enfrentando as diversidades do dia a dia, para aperfeiçoamento do aprendizado.

O Secretário Antonio Carlos Botelho Müller Carioba (Toni Carioba) destaca que o agronegócio está em constante crescimento e que toda aprendizagem é válida e importante.

Para o Diretor Estratégico de Agricultura Antonio Abdo Junior, a evolução das máquinas agrícolas, hoje computadorizadas, exigem reciclagem e treinamentos que tragam maiores conhecimentos técnicos.

O curso foi totalmente gratuito, com fornecimento de almoço e coffee break aos participantes, oferecidos pelo Senar.