Prefeitura de Jahu > Viva Vôlei completa 3 meses em Jaú atendendo crianças em situação de risco social

Programa  beneficia 80 crianças e promove interação e inserção social com aulas da modalidade no Jardim Maria Luiza 4

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, comemora os bons resultados do Projeto Viva Vôlei, que completa três meses de atividade no município. “O Projeto Viva Vôlei está há três meses na cidade. Jaú é uma das  80 cidades brasileiras que conseguiram trazer esse programa. É um programa premiado pela Organização das Nações Unidas, por meio da Unesco, e está atendendo 80 crianças de 7 a 14 anos no Jardim Maria Luiza 4.”

O Viva Vôlei é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jahu, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o Banco do Brasil. “A Prefeitura disponibiliza o espaço e todos os professores e o Banco do Brasil entra com a parte do patrocínio. O Banco do Brasil, compra as bolas, as redes, os kits, os uniformes, os cantis de água e tudo o mais”, destaca Rafael Agostini. “A CBV, através do bicampeão olímpico Maurício Lima, trouxe os profissionais para fazer o trabalho de capacitação dos professores do município e aplicar as aulas de vôlei dentro desse programa.”

O Viva Vôlei, ressalta o prefeito, “tem como objetivo fazer um trabalho de educação e socialização das crianças através do esporte, reduzindo a evasão escolar, promovendo a interação e a inserção social e também afastando as crianças das drogas e da criminalidade”.

Rafael Agostini comenta que o Viva Vôlei foi implantado no local mais carente da cidade onde existe o risco social maior. “Estamos com três meses de trabalho. A adesão está interessante. O Viva Vôlei está atendendo na Escola Antonio Valdomiro de Oliveira, no Jardim Maria Luiza 4. O objetivo é fazer um trabalho de reinserção social e de socialização dessas crianças no contraturno escolar e no período de aulas”

Os planos para o projeto são de ampliação para atender outros bairros. “O objetivo é ampliar o Viva Vôlei e fazer com que ele possa atender mais crianças em nossa cidade nos próximos anos.”

O projeto foi lançado em Jaú no dia 17 de abril deste ano. Na oportunidade esteve presente o ex-jogador de vôlei Maurício Lima, bicampeão em Barcelona e Atenas. O projeto foi criado pela CBV e funciona em parceria com a Prefeitura de Jahu.

A proposta é atender crianças de bairros carentes, com também educar e socializar as crianças através do esporte, reduzir a evasão escolar, promover a inserção social e difundir e democratizar a modalidade vôlei. São 80 centros do projeto em todo o Brasil, beneficiando cerca de 25 mil crianças e adolescentes.

As crianças participam de várias atividades extra-esportivas, como plantio de árvores, que foi realizado na própria escola com alunos dos dois períodos de aula. O grupo de alunos também ganhou festa junina para promover a integração. Um grupo das crianças atendidas pelo projeto viajou no mês de junho até o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para assistir a um jogo da Liga Mundial de Vôlei entre a seleção brasileira e a França.

Tarde festiva - A Prefeitura realiza o Festival Viva Vôlei nesta quinta e sexta-feira com as crianças atendidas pelo projeto. A abertura será às 14h30 de quinta-feira (18/7) com canto do Hino Nacional, recreação e jogos envolvendo as crianças, os pais e a comunidade.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo informa que a programação inclui ainda uma visita à fábrica de balas Toffano, em Jaú, no dia 23 de julho (9h). E uma viagem a São Carlos no dia 24, onde assistirão o time de Jaú nos Jogos Regionais. O grupo almoçará no alojamento da delegação e, às 14h, vai visitar o Museu da Aviação da TAM.

Local: Escola Antonio Waldomiro de Oliveira (Jardim Maria Luiza 4)

Atendimentos: 80 crianças

Horários: