Prefeitura de Jahu > PREVENÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS COM ACEIROS

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS COM ACEIROS

No atual período de seca existe uma prática cultural em Jahu e região que envolve queimadas intencionais, principalmente com a finalidade de limpeza de terrenos e eliminação de resíduos sólidos.

Por isso, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu a campanha 'Onde Há Fumaça...', alertando cidadãos sobre os riscos associados à prática das queimadas nos meios urbanos, que podem acabar tomando proporções maiores, como os incêndios florestais, e orientando sobre ações de prevenção e controle de incêndios.

ACEIROS – PREVENÇÃO E CONTROLE
Aceiros são faixas de terra limpa e sem vegetação que são utilizadas para barrar o avanço do fogo e evitar sua propagação. São feitos através da remoção da vegetação e desempenham papel crucial na prevenção e controle de incêndios, fornecendo uma linha de defesa para equipes de combate ao fogo, evitando a propagação descontrolada das chamas.

QUEIMADAS - NINGUÉM ESCAPA
Elas têm impactos negativos na saúde pública, especialmente para os grupos mais vulneráveis como recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com problemas cardiorrespiratórios. Além disso as queimadas poluem o ar, causam perda de biodiversidade e de florestas, levam à migração de animais silvestres para áreas urbanas, contribuem para o secamento de pequenos cursos d'água pela ausência de matas ciliares e contaminam o solo e a água entre outros impactos.

A campanha ‘Onde Há Fumaça...’ é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, realizada em parceria com as pastas de Agricultura, Mobilidade Urbana, Comunicação, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.