8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > MEIO AMBIENTE REALIZA DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

MEIO AMBIENTE REALIZA DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Jahu, por meio da Gerência de Projetos e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), iniciou nesta semana trabalho de gravimetria (raio X dos resíduos domiciliares).

A gravimetria contribui para o conhecimento da composição do lixo no município e basicamente consiste na recolha de lixo em estratos sociais, haja vista que a forma de consumo na mesma comunidade é diferente.

Com esse trabalho técnico é possível saber o percentual gerado de matéria orgânica e dos tipos de material reciclável (plástico, papel e vidro). De acordo com o Secretário Giovani Mineti Fabricio, o estudo desses dados serve como ferramenta de planejamento de gestão ambiental, à medida que permite entender a geração per capita (quanto o município gera de lixo por dia) e quanto desses resíduos é aproveitável no processo de reciclagem ou compostagem. Ainda segundo o Secretário todo conhecimento sobre a geração mensal de lixo impacta diretamente na economia do município, que paga por tonelada à empresa terceirizada o serviço de transbordo e aterro.

A gravimetria também concorre para o planejamento de implantação da coleta seletiva, cujo chamamento está em fase de elaboração pela pasta.

Esse trabalho de gravimetria não é feito no município há mais de 10 anos e está sob coordenação da Diretora Daniele Frascareli, na Semeia.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR