8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > JAHU COMEMORA DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA E DIA DE TEREZA BENGUELA

JAHU COMEMORA DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA E DIA DE TEREZA BENGUELA

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela foi comemorado nesta tarde (25), na Casa da Mulher Jauense.

O evento, realizado pela Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e com participação da filósofa Anne Cauduro e da autora de joias Márcia Beatriz,
foi abrilhantado pela voz maravilhosa da cantora Laura Souza.

LUTA HISTÓRICA
Em 1992 um grupo de mulheres negras de países da América Latina se reuniu em Santo Domingos, na República Dominicana, para realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. Na ocasião foram discutidas temáticas que afetam todas as mulheres como o machismo, educação, formação profissional e maternidade entre outras. Questões como racismo e preconceito também foram discutidas durante o encontro.

A fim de chamar a atenção para esta problemática a data de 25 de julho foi definida como Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No mesmo ano a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a data com objetivo de fortalecer a luta dessas mulheres no continente.

TEREZA DE BENGUELA
Nesta mesma data é comemorado o dia de Tereza de Benguela, símbolo de resistência das mulheres negras no Brasil. Ela foi uma líder quilombola no século 18, no Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro Tereza assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR