8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > PREFEITURA TERMINA TRABALHO DE GRAVIMETRIA

PREFEITURA TERMINA TRABALHO DE GRAVIMETRIA

A Prefeitura, por meio da Gerência de Projetos e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), finalizou o trabalho de gravimetria (raio X dos resíduos domiciliares, serviço que não era realizado em Jahu há mais de 10 anos.

A gravimetria contribui para o conhecimento da composição do lixo no município e basicamente consiste na recolha de lixo em estratos sociais, haja vista que a forma de consumo na mesma comunidade é diferente.

Com esse raio X é possível saber o percentual gerado de matéria orgânica e os tipos de materiais recicláveis (plástico, papel e vidro) descartados. O estudo desses dados serve como ferramenta de planejamento de gestão ambiental, à medida que permite entender a geração per capita (quantidade de lixo gerada por habitante) e quanto desses resíduos é aproveitável no processo de reciclagem ou compostagem. Todo conhecimento sobre a geração mensal de lixo impacta diretamente na economia do município, que paga por tonelada à empresa terceirizada o serviço de transbordo e aterro. A gravimetria também concorre para o planejamento de implantação da coleta seletiva, cujo chamamento está em fase de elaboração pela pasta.

O QUE OS NÚMEROS DE JAHU REVELAM
- 63% (aproximadamente) do resíduo é resto de comida
- 16,24% plástico
- 13% papel e papelão
- 3,61% material metalizado
- 3,06% vidro
- 0,72 isopor

De acordo com a Semeia, o que chama atenção é a quantidade de restos de comida descartados, bem acima da média nacional que é 45%.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR