8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > PREFEITURA E SAEMJA REALIZAM COLETIVA DE IMPRENSA

PREFEITURA E SAEMJA REALIZAM COLETIVA DE IMPRENSA

Na manhã desta terça-feira (07), a Prefeitura de Jahu e a Agência Reguladora SAEMJA concederam coletiva de imprensa com o objetivo de informar a população sobre os procedimentos administrativos que estão em andamento em razão dos constantes problemas de abastecimento na cidade.

A coletiva contou com a presença do prefeito Ivan Cassaro; da diretora-presidente da SAEMJA, Juliana Fabre; e do diretor técnico-operacional da Agência, Marcos Eduardo Vieira, que esclareceram o que está sendo feito em defesa da população e quais medidas estão sendo implementadas em face às concessionárias Águas de Jahu e Águas de Mandaguahy.

Durante as explanações, o prefeito Ivan Cassaro reforçou que desde o início do mandato não tem medido esforços para garantir que sejam realizadas melhorias no abastecimento de água da cidade e que todas as possíveis irregularidades contratuais cometidas pela concessionária Águas de Jahu estão sendo apuradas e que a empresa será devidamente penalizada, respeitando o devido processo legal.

A diretora-presidente da SAEMJA, Juliana Fabre, revelou que já foram iniciados cerca de 130 processos administrativos e cerca de 15 deles já estão em trâmites finais para que as concessionárias possam ser devidamente responsabilizadas por problemas relacionados ao abastecimento de água.

“A água em Jahu é extremamente abundante, mas infelizmente, em oito anos de operação na nossa cidade, a Águas de Jahu não fez nenhum investimento que possibilite levar água de um lado para o outro da cidade. Então, quando a Estação de Tratamento operada pela Águas de Mandaguahy para, metade da cidade fica sem abastecimento, sendo que a outra margem do rio tem água de sobra”, revelou Juliana.

Contratualmente, porém, a concessionária Águas de Jahu é obrigada a garantir a continuidade dos serviços prestados com qualidade. “Em oito anos já deveríamos ter, no mínimo, alguma proposta de solução do problema. Inclusive, nós da SAEMJA já solicitamos por diversas vezes de forma oficial que sejam tomadas providências, sendo que na última ocasião sequer fomos respondidos”, completou.

Durante a coletiva, novamente, foi reforçada a necessidade de que a população formalize suas reclamações por meio da Ouvidoria da SAEMJA, uma vez que toda denúncia serve como prova nos processos instaurados pela Agência.

Prefeitura e SAEMJA reforçaram também que estão fazendo o possível para apurar todas as irregularidades aplicadas. “Na nossa gestão estamos fiscalizando, o que nunca foi feito. Não é por acaso que em pouco mais de um ano, temos mais de 100 procedimentos iniciados. Nos oito anos anteriores esse número foi ínfimo”, revelou Juliana, destacando a falta de ação do governo passado sobre o tema.

“Nós estamos verificando todas as metas contratuais que não foram cumpridas pela Águas de Jahu. Estamos fazendo o possível em defesa da população. As providências estão sendo tomadas, mas temos que respeitar os trâmites processuais”, finalizou Juliana.

Em resposta a um questionamento da imprensa sobre se o crescimento populacional na parte alta da cidade tem causado impacto no abastecimento, a Agência Reguladora esclareceu que a concessionária Águas de Jahu tem a obrigação de solicitar aos loteadores dos novos bairros garantias e investimentos por meio de contrapartida para garantir o abastecimento das residências já existentes e também das novas unidades habitacionais. “Nós não vimos investimentos suficientes para auxiliar o sistema de distribuição de água. Essa é uma outra investigação que estamos realizando”, disse Juliana.

“Aquela região da cidade (Altos da Cidade) depende exclusivamente do abastecimento dessa ETA problemática. A Águas de Jahu não exigiu do loteador nenhum novo poço”, complementou Marcos.

Por fim, com auxílio da Câmara Municipal, foi levantada a possibilidade de se realizar uma consulta popular sobre os serviços prestados pela concessionária Águas de Jahu que pode balizar os próximos passos dos trabalhos realizados pela Agência Reguladora e pela Prefeitura.

A coletiva de imprensa também contou com a presença de secretários municipais e de vereadores.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR