Prefeitura de Jahu > MAPA VERDE - ESTUDANTES APRESENTAM MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL

MAPA VERDE - ESTUDANTES APRESENTAM MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL

Estudantes de rede municipal, estadual e particular de ensino participaram do II Fórum Mapa Verde, realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semeia), na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu.

Durante o evento os estudantes apresentaram o mapeamento com dados referentes às questões socioambientais, coletados por eles durante observação do entorno de suas escolas. Para os apontamentos foram consideradas as temáticas: resíduos sólidos; educação ambiental formal com temáticas relacionadas à água, arborização urbana e biodiversidade; solo; queimadas urbanas e incêndios florestais.

O Mapa Verde é uma das ações do Projeto SEMEIAR JAHU, criado pela pasta com objetivo de trabalhar a percepção ambiental e o senso crítico de crianças e adolescentes de unidades escolares do município, através de pontos mapeados por elas próprias com apoio da metodologia do GreenMap.

Desde 2003 o Mapa Verde, instrumento de planejamento urbanístico e ambiental, não é realizado em nosso município. Seu desenvolvimento é um trabalho da Semeia, com apoio da Fatec, secretaria de Educação, Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e Instituto Pró-Terra.

Arborização, segurança, acessibilidade, coleta de resíduos, ciclovias, trânsito, rio Jaú, espaços públicos de esporte e lazer, saúde, conservação de espaços históricos e culturais, transporte público e revitalização de áreas verdes, foram questões recorrentes nos mapeamentos apresentados.

Todos os dados vão ser compilados, originando documento que será entregue pelos estudantes ao Prefeito Ivan Cassaro, em data a ser definida. O levantamento vai servir de instrumento de planejamento para administração municipal.

Participaram do fórum os secretários Giovani Mineti Fabricio - Semeia e a Prof.ª Dr.ª Elenira Cassola - Educação, além de profissionais das unidades escolares da cidade e da Fatec.