8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA ESTIMULA CRIATIVIDADE DOS NOSSOS ALUNOS

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA ESTIMULA CRIATIVIDADE DOS NOSSOS ALUNOS

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) tiveram a oportunidade de aprender noções de empreendedorismo por meio da disciplina de ‘Educação Empreendedora’, que é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação (SEDEMPI) com o SEBRAE.

A parceria tornou possível implantar no nosso Município o projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)’, que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade, além de capacitar os professores da rede municipal de ensino para as atividades que são desenvolvidas ao longo do ano.

Como forma de encerrar as atividades da disciplina, é organizada a Feira de Empreendedorismo dos Estudantes de Jahu (FEEJA), que tem como objetivo integrar toda a comunidade escolar com a sociedade, possibilitando aos alunos que tenham a experiência de comercializar os itens que foram produzidos por suas turmas dentro da proposta da disciplina.

No último sábado (11), todas as nossas EMEF’s participaram da FEEJA, que contou com uma participação ainda maior que no ano passado, o que mostra o potencial do programa e toda a dedicação dos alunos e professores para com o projeto.

“Esse ano nós tivemos um envolvimento muito maior de todos, especialmente dos alunos. Acredito que eles entenderam melhor a proposta, muito em razão do sucesso do ano passado também. Isso já faz com que a gente inicie a preparação para o próximo ano”, afirmou a diretora da EMEF Pádua Salles, Aparecida Spirandelli.

O sentimento da diretora foi compartilhado pela coordenadora Luciana Pavan Ferreira, que avaliou a importância da disciplina para o desenvolvimento dos estudantes. “É importante pois eles aprendem desde bem pequenos a lidar com o dinheiro, além de estimular a produção e criatividade deles. Eles aprendem noções de educação financeira, aprendendo a empreender mesmo, e se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, podendo ajudar a família em projetos ou negócios que eles possuam”, declarou.

O projeto prevê o desenvolvimento seriado de atividades, ou seja, cada ano desenvolve uma atividade específica. Ana Clara de Andrade e Taylla Dias Oliveira são alunas do 5º ano e, neste ano trabalharam o tema “Sabores e Cores”. “A gente optou pela produção de bombons, até por que a outra turma decidiu fazer geladinhos, então a gente não quis fazer o mesmo produto”, conta Ana Clara, evidenciando as noções de oferta e demanda que já foram ensinadas. “A gente reduziu o valor dos bombons porque a diferença pro preço do geladinho era grande. Só que para isso, a gente também diminuiu o tamanho deles”, revelou Taylla.

“Para nós da Secretaria de Educação esse projeto é muito importante. Toda a comunidade escolar se envolve, ao longo de todo o ano letivo, para que a gente possa organizar a FEEJA. É a culminância de um projeto pioneiro e que está crescendo ano a ano”, pontuou a secretária de Educação, Profª. Drª. Elenira Aparecida Cassola.

“É uma alegria muito grande ver o envolvimento de tantas pessoas nesse projeto e, principalmente, o crescimento de um ano para o outro. A gente consegue ver que todos estão se esforçando para entregar produtos cada vez melhores. E os ensinamentos são complementares, então é algo muito valioso para o futuro desses estudantes”, avaliou o secretário da SEDEMPI, Paulo Tebaldi.

Os valores arrecadados durante a FEEJA são revertidos em benefício dos próprios estudantes e utilizados, também, em investimentos dentro do próprio projeto para o próximo ano.

Ao todo, milhares de pessoas passaram pelas escolas municipais durante a FEEJA neste último sábado. Neste ano, a Feira também fez parte do cronograma de atividades do Circuito de Inovação e Empreendedorismo de Jahu (CIEJ).

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR