Prefeitura de Jahu > PREFEITURA PROTEGE ABELHAS SEM FERRÃO

PREFEITURA PROTEGE ABELHAS SEM FERRÃO

Para garantir a segurança de abelhas sem ferrão, alojadas nas dependências do Shopping Território do Calçado, a Prefeitura de Jahu, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semeia), instalou dia 23 iscas de captura próximo aos ninhos delas.

Desde agosto o município tem desenvolvido iniciativas inéditas para preservar as espécies nativas brasileiras encontradas no local, onde levantamento revelou mais de 20 ninhos.

Medidas como o plantio de melitófilas – plantas fornecedoras de produtos para abelhas – vão ser implementadas para assegurar recursos vitais à sobrevivência delas. Também está prevista instalação de placas informativas no shopping, ressaltando a importância de preservar as espécies. Considerando que estes ninhos estão cercados por intenso fluxo de veículos e pessoas - aproximadamente 80 mil visitantes por mês - é fundamental recorrer à educação ambiental, que neste caso se apresenta com finalidade de preservar as colônias e promover práticas ecológicas e sustentáveis no manejo das espécies, prática ancestral realizada pelos povos indígenas antes mesmo da chegada dos colonizadores ao Brasil. O grande trunfo do trabalho de educação informal de frequentadores do Território do Calçado, é a promoção de uma convivência harmoniosa entre visitantes e abelhas.

Intervenções com foco na segurança desses insetos são de extrema importância para preservar a variabilidade genética dos indivíduos, na realização do cruzamento com espécies de outros locais e meliponários. A falta de variabilidade genética pode enfraquecer uma população, tornando-a mais suscetível à doenças, menos adaptável à mudanças ambientais e menos capaz de evoluir para enfrentar novos desafios.

O declínio alarmante da população de abelhas é impulsionado pelo desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura e destruição de seu habitat natural. Nas áreas urbanas essas situações representam problema sério, pois elas migram para construir seus ninhos na cidade. A incompreensão sobre a importância das abelhas na natureza frequentemente resulta na eliminação de seus ninhos. É importante ressaltar que a eliminação desses insetos é considerada crime ambiental de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998.

É importante ressaltar que as abelhas nativas sem ferrão não oferecem risco aos frequentadores do Shopping Território do Calçado.