8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > CURIOSIDADE SOBRE ASTRONOMIA LEVA MAIS DE 100 PESSOAS AO CEAJ NUMA ÚNICA NOITE

CURIOSIDADE SOBRE ASTRONOMIA LEVA MAIS DE 100 PESSOAS AO CEAJ NUMA ÚNICA NOITE

Cerca de 150 pessoas foram ao Centro de Estudos de Astronomia de Jahu (CEAJ) na noite desta quinta-feira (28). Com três telescópios disponibilizados o grupo teve oportunidade de observar a lua, Júpiter e Saturno, e conhecer outros atrativos que o local oferece.

Dentre os visitantes 40 eram de Blumenau (SC). Tinha gente também do Ceará, Indaiatuba, São Paulo, São Bernardo do Campo e de outras cidades de nossa região.

No local está à disposição do público uma série de artefatos como réplica de foguetes e satélites, miniaturas, fotografias em três dimensões, trajes de astronauta, representações do sistema solar, fragmentos de meteoritos, fotos e pôsteres enviados pela NASA entre outros. Segundo o coordenador Francisco Guillen, uma das atividades muito apreciadas, principalmente por crianças, é o lança-foguetes.

MIT
Jahu detém o título de Município de Interesse Turístico (MIT), conquistado pelo reconhecimento de seu potencial para atividades comerciais, especialmente as vinculadas à indústria calçadista; turismo de saúde, tendo em conta que o município é referência nacional em atendimento médico-hospitalar; patrimônio histórico-cultural maravilhoso; setor de gastronomia em destaque; roteiros rurais e ecológicos; e turismo religioso, com destaque para o Santuário Frei Galvão e a Peregrinação Via Lucis, entre muitos outros atrativos a serem valorizados e potencializados.

ATRATIVO TURÍSTICO
O CEAJ - iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação - foi concebido como espaço de educação e convivência, sendo a astronomia o tema principal, mas com abordagem também de conteúdos relacionados à ciência e tecnologia.

Inaugurado em junho de 2016 já recebeu mais de 41.000 visitantes de várias cidades do Brasil. Somente neste ano foram mais de 9 mil. Parte dessas pessoas se hospedam em Jahu e compram no comércio local. Neste sentido o CEAJ é destaque turístico e econômico, pois contribui para o fomento do turismo e da economia.

Instalado em espaço amplo conta com ponto para observação do céu com telescópios e sala para realização de palestras, aulas temáticas com capacidade para 35 lugares e exibição de filmes - alguns até em 3D.

Escolas da rede pública e particular, de Jahu e região, levam seus estudantes, desde a pré-escola até o ensino superior, para aprimoramento e apreensão de novos conhecimentos.

O CEAJ fica na rua Aristides Lobo Sobrinho, 125 - centro e recebe visitas de segunda à sexta-feira. Grupos grandes e turmas de alunos devem agendar horário pelo WhatsApp (14) 99672-2144, com Francisco.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
- De segunda a quarta-feira
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h

- Quinta-feira
Horário: das 8h às 11h e das 19h às 22h

- Sexta-feira
Horário: das 19h às 22h

Aproveite e vá ao CEAJ ver belas imagens e descobrir coisas muito interessantes. De acordo com Guillen, estamos em período propício para ver em destaque Júpiter, brilhando muito e Saturno com seus anéis.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR