8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Jaú celebra 160 anos com ato cívico na Prefeitura e nas escolas

Solenidade no Paço Municipal será às 9h do dia 15 com presença de TG, escoteiros e equipe de governo; escolas fazem atividades entre 8h e 12h com alunos e familiares

 


A Prefeitura de Jahu vai comemorar os 160 anos da cidade com eventos cívicos no Paço Municipal e em todas as 58 escolas da rede municipal de ensino. O feriado deste 15 de agosto vai ser marcado por celebrações pontuais elaboradas pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Destaque para o ato cívico a ser realizado às 9h no Paço Municipal, com a presença do prefeito Rafael Agostini, secretários municipais de governo, autoridades convidadas e ainda guarnição do Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Ibica-re-ig e alunos da Escola Professora Maria de Lourdes Camargo Mello.

A Secretaria de Cultura programou para a solenidade atos de civismo, como hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional e de Jaú pela Banda Carlos Gomes e discursos em homenagem aos 160 anos da fundação da cidade. Também estão previstas intervenções poética e musical em alusão aos 160º aniversário.

 

Poesia e música - A Escola Professora Maria de Lourdes Camargo Mello irá apresentar uma poesia a Jaú recitada pela professora Albertina Maria de  Arruda Galvão de Barros. Em seguida, cerca de 50 alunos do ensino fundamental  (1º ao 5º ano) cantarão uma paródia da música de Ari Barroso de 1942 - "Isso aqui o que é?”, com o título "Isso aqui é um pouquinho de Jaú iaia”. Após a música  soltarão balões abrilhantando o evento.

A apresentação contou com a coordenação da professora Rosangela Ximenes e da diretora Andrea Carrara, e com a participação dos professores Leila Pierri, Fuad, Albertina, Tatiana Romano, Ana Lúcia Ermenegildo, Ana Keila Maciel e Karina Gimenez.

 

Escultura - O artista plástico Reinaldo Pengo vai apresentar durante o ato cívico duas esculturas que fez em homenagem ao Município de Jaú. Faz referência ao patrimônio cultural da cidade, como Igreja Matriz, peixe Jaú, calçado feminino e o hidroavião Jahu. A Secretaria de Cultura vai deixar as obras em exposição durante o evento e, depois, as levará para a Galeria de Artes no Centro Cultural.

A partir das 16h será realizada a festa de aniversário no Parque do Rio Jaú, com o Tributo ao Barão Vermelho e aos Titãs. Esta é uma das atrações que integram o calendário do mês de agosto.

 

Escolas - No aniversário de Jaú, a Secretaria de Educação optou por realizar cerimônias cívicas em cada escola municipal. Alunos e familiares foram convidados para comparecerem às escolas para as apresentações dos estudantes (hino, jograis, poesias, danças, cânticos) e a exposição de trabalhos realizados por eles durante o ano letivo.

Segundo o secretário de Educação de Jaú, João Cardoso, este dia 15 já constava como dia letivo. “O dia do aniversário de Jaú vamos comemorar dentro das escolas. Temos 58 escolas, cada uma com atividades diferentes e superbacanas”, completou. Após o volta às aulas, cada escola criou uma programação para celebrar os 160 anos da cidade.

Entre as atrações previstas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF's) estão danças, cânticos, festival de pipas, mostra fotográfica, oficinas, exibição de documentário, festa de aniversário com bolo para distribuir aos pais, passeios ao redor da escola para conhecer atrativos turísticos como Parque do Rio Jaú e kartódromo municipal e outras atividades.

O objetivo da ação nas escolas é aproximar alunos, pais, comunidade e ambiente escolar. A rede municipal de ensino conta hoje com cerca de 12 mil alunos distribuídos entre 18 EMEF's e 40 CMEI's.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas