Prefeitura de Jahu > MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS SÃO PLANTADAS À MARGEM DO RIO JAÚ

MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS SÃO PLANTADAS À MARGEM DO RIO JAÚ

Trinta mudas de árvores foram plantadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e com participação de estudantes da rede de ensino de nosso município, na tarde desta terça-feira (20), à margens do Rio Jaú, na região do "kartódromo".

São árvores de pequeno e médio porte, dentre elas algumas frutíferas. Foram plantadas mudas de dedaleiro, graviola, atemóia, ipê de flor verde, urucum, pitanga, canudo-de-pito, aroeira-pimenteira, babosa branca, peroba rosa, leiteiro, açoita-cavalo, são joão, eritrina-candelabro e araçá amarelo.

O plantio ocorre após limpeza no leito e margens do rio, visando melhorar a fluidez da água e reduzir o risco de enchentes. Pedras, árvores, bancos de areia e outros materiais que obstruíam a passagem da água foram removidos. Também foram retiradas árvores com risco de queda e espécies invasoras como a leucena - exótica e invasora ela impede a germinação de árvores nativas e é considerada uma das 100 piores espécies invasoras do mundo.

De acordo com o Secretário Giovani Mineti Fabricio, agora foi criado um bosqueamento, com mudas adequadas ao local e plantadas com respeito à distância de 4x5 m. Ainda segundo ele, antes da intervenção as árvores estavam muito próximas umas das outras, o que dificultada a fluidez da água e representava risco à segurança.

O plantio programado pela Semeia é importante, pois devolve árvores nativas às margens do nosso grande Rio Jaú.