Prefeitura de Jahu > PREFEITURA DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE VACINA CONTRA HPV

PREFEITURA DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE VACINA CONTRA HPV

Unidades de Saúde de nosso município disponibilizam gratuitamente vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Também está disponível às mulheres de 25 a 64 anos, coleta de material para exame de Papanicolau.

Neste mês de março - dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) - a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população a necessidade da vacinação contra o HPV e do exame de Papanicolau.

Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente por alguns tipos de HPV.

O HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum. Na maioria das pessoas essa infecção é assintomática, no entanto, quando desperta sintomas pode provocar surgimento de verrugas genitais e coceira.

A principal forma de prevenir o câncer do colo do útero é através do exame de Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero, que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos.

Além dos exames a mulher também pode se prevenir tomando a vacina contra o HPV, mas é importante e preciso reforçar que a vacina não dispensa a necessidade de exames preventivos. O uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra esse tipo de vírus e, vale lembrar que preservativos previnem ainda outras doenças sexualmente transmissíveis.