Prefeitura de Jahu > LEI MARIA DA PENHA ITINERANTE PARA MULHERES EM POTUNDUVA

LEI MARIA DA PENHA ITINERANTE PARA MULHERES EM POTUNDUVA

Vários serviços do projeto Lei Maria da Penha Itinerante foram disponibilizados às mulheres no Distrito de Potunduva, sábado (9). A iniciativa faz parte da programação do Março para Elas, campanha estendida em Jahu para comemoração do Dia Internacional da Mulher.

LEI MARIA DA PENHA ITINERANTE
Trata-se do primeiro equipamento móvel de combate e prevenção à violência contra a mulher, projeto pioneiro no estado de São Paulo, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), e viabilizado por recursos de Termo de Ajustamento de conduta (TAC) firmado em Ação Civil Pública pelo Ministério Público Federal.

O projeto foi criado com objetivo de ampliar a abrangência dos serviços oferecidos pela pasta. Em veículo adaptado a SPPM percorre bairros da cidade levando às mulheres uma variedade de atendimentos com foco no combate à violência doméstica.

Foi uma manhã bastante movimentada com:
- orientação jurídica da Defensoria Pública do estado de São Paulo (Unidade Jaú);
- atendimentos psicossociais;
- acolhimentos e encaminhamentos;
- distribuição de materiais e cordéis da Lei Maria da Penha e Lei Maria da Penha - Em Miúdos;
- oficina interativa de leitura;
- doação de livros;
- músicas e muitos jogos;
- inscrições em cursos;
- informações para mulheres do agronegócio;
- orientações sobre ofertas de cursos para mulheres em vários segmentos; e
- coleta de material para exame de Papanicolau.

A realização do evento contou com apoio da Fundação Raízen, Hospital Amaral Carvalho, Senac e Sindicato Rural.

CURSO DE ORATÓRIA
Também na esteira do Março para Elas foi realizada na noite do dia 7 a aula inaugural do curso de oratória para mulheres, no Espaço Pedagógico.