8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura leva aulas do Projeto Guri para o Centro Cultural e oferece 110 vagas

Mudança de local ocorre para melhor acomodar alunos de música de projeto em parceria com Associação de Amigos do Projeto Guri e Secretaria de Estado da Cultura

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo instala o Projeto Guri em novas acomodações. As aulas de música do projeto passam a partir desta terça-feira (27/8) a serem realizadas nas dependências da própria secretaria, no segundo andar do Centro Cultural Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado, na Rua Tenente Lopes, 350. A solenidade de inauguração do novo local será às 16h.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, disse que a mudança ocorre para melhor abrigar os alunos do projeto. O endereço anterior era no Jardim Ferreira Dias, numa casa alugada e distante longe da região central. A coordenação do projeto aprovou a mudança, destacando o fato de o prédio ser em área central, o que vaio facilitar o acesso dos alunos – atualmente são cerca de 300 atendimentos.

O prefeito Rafael Agostini destaca o trabalho de reforma e modernização feito na sala para abrigar o projeto. “Preparamos um espaço adequado para essas crianças possam comparecer”, diz ele, convidando a população para acompanhar a solenidade e a apresentação que será feita pelos alunos. O prefeito ressalta que o projeto está sendo aperfeiçoado e que os beneficiados serão os estudantes de música, quer seja no canto/coral como nos instrumentos.

 

Inscrição - O pólo em Jaú do Projeto Guri oferece aulas para diferentes instrumentos e de canto. Estão disponíveis 110 vagas. A coordenadora do polo, Fabiana Conte Marcelino, informa que o prazo de inscrição foi prorrogado para o dia 13 de setembro.

O interessado deve comparecer à Secretaria de Cultura acompanhado dos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar. E ainda declaração de frequência escolar. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, basta ter entre 6 e 18 anos e gostar de música.

Fabiana explica que no evento de hoje estará presente a diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, que será recepcionada pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves. A programação também prevê uma exibição dos alunos do polo de Jaú.

“Você que gosta de música e gostaria de ver seu filho aprendendo a tocar um instrumento compareça à Secretaria de Cultura”, indica o secretário Hamilton Chaves. Fabiana Marcelino informa quais cursos estão com vagas abertas: “Temos um total de 110 vagas abertas para matrículas nos cursos de violino, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, percussão e canto/coral. Atendemos nos períodos da manhã e tarde crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos. Não é necessário ter o instrumento musical.”

 

 

Terça-feira (27/8)

16h, solenidade e apresentação de 44 alunos dos naipes de:

 

- Madeiras, metais e bateria

Repertório: Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga)

- Teclados e bateria

Repertório: Talking to the moon (Bruno Mars) e What makes you beautifil (One Direction)

- Canto / coral

Repertório: Yonde come day (Spiritual Negro)

 

Mudança planejada – A Secretaria de Cultura de Jaú informa que negociações realizadas desde o início da atual gestão vinham tratando da transferência do projeto para um prédio público que atendesse às necessidades do projeto. Hoje, são 413 vagas nos cursos de bateria, canto coral, clarinete, contrabaixo elétrico, flauta transversal, fundamentos da música, guitarra, iniciação musical, bateria, percussão, saxofone, teclado, trombone, trompete, viola, violão, violino e violoncelo.

Contrato de parceria assinado na gestão anterior entre a entidade que gerencia o projeto, Amigos do Guri, e a Prefeitura Municipal de Jahu determina à responsabilidade da gestão municipal em uma série de pontos ligados a viabilização da manutenção do projeto em Jaú. Entre elas consta a disponibilização de prédio adequado aos atendimentos do projeto.

Mediante essa necessidade a atual gestão em parceria com a coordenação do projeto estabeleceu prazos para que a Prefeitura Municipal pudesse adequar-se e atender a entidade. Após vistoria técnica, realizada em abril de 2013, conclui-se que o Centro Cultural Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado seria suficientemente adequado. A Prefeitura se responsabilizará ainda em atender a limpeza, segurança e necessidades de telefonia e internet do projeto.

A transferência do Projeto Guri é o primeiro passo dentro do plano de tornar o Centro Cultural Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado a sede da educação musical em Jaú. O planejamento direciona para o prédio a concentração dos cursos livres e escolas musicais da cidade.

“Pensamos no prédio como a Casa da Música Jauense. Queremos abrigar nele os cursos de introdução musical e, neste sentido, a vinda do Guri é um grande passo, e ainda, a EMHAZZI. Hoje estamos estudando qual a melhor fórmula para o retorno da Escola Municipal Heitor Azzi, queremos ainda que o prédio abrigue o Coral Municipal, que hoje já ensaia no prédio dentro do projeto Encantando, e a Orquestra do Município. O Festival de Inverno nos propiciou uma grande aproximação com os músicos de nossa cidade e já iniciamos as conversações sobre os possíveis modelos”, comenta o gerente de Cultura, Jeferson Miranda.

 

Associação de Amigos - A Associação de Amigos do Projeto Guri (AAPG), responsável pela gestão e desenvolvimento do Projeto Guri em uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

O Projeto Guri adota o modelo de aulas coletivas, pois acredita que assim promove o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor, além de fomentar o sentimento de fazer parte de um grupo, com cada um cumprindo seu papel por um objetivo comum. Atualmente, o Projeto Guri realiza mais de 40 mil atendimentos em polos espalhados por 313 municípios.

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri no litoral e no interior de São Paulo desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br ou podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-3357.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.  Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas