8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Projeto Guri está em nova sede na área central de Jaú

Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri,  na solenidade nas novas instalações

 

Centro Cultural tem capacidade para 413 atendimentos, atende 303 alunos e ainda tem vagas para mais 110 nos cursos de violino, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, percussão e canto/coral


A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo entregou aos alunos e professores as novas instalações do Projeto Guri. Na presença de familiares, professores e diretores do projeto, o prefeito Rafael Agostini destacou que 110 vagas ainda estão disponíveis para diversos cursos e que o objetivo é ampliar a capacidade atual de 413 vagas – atualmente são 303 alunos que aprendem música na escola.

O Projeto Guri deixou uma casa alugada na região periférica e passa a funcionar, desde esta terça-feira (27), nas dependências do Centro Cultural, na Rua Tenente Lopes, 350. As aulas estão de volta no novo local. É no novo endereço que alunos e pais interessados em matricular seus filhos devem procurar para fazer as inscrições.

A falar aos alunos do projeto que se apresentaram na solenidade desta terça-feira, o prefeito Rafael Agostini lembrou que também é músico, chegando a ser profissional na época da faculdade. Ele disse que o gosto pela música está no coração. E destacou o Projeto Encantando, que está formando coral municipal infantil.

Sobre o projeto, falou que sente com o dever cumprido ao ver a cidade “dando apoio para essas crianças desenvolverem suas habilidades musicais”. E falou do trabalho em oferecer novas dependências ao projeto: “Nós tivemos algumas dificuldade tempos atrás, inclusive corremos o risco de perder o projeto. Vejo que esse trabalho tem de ser permanente, temos de estar sempre incentivando essas crianças.”

O secretário Hamilton Chaves informou que são oito salas para abrigar os alunos atuais e os novos que vierem a preencher as 110 vagas disponíveis. Ele disse que agora os funcionários da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo vão trabalhar ouvindo música, o que vai tornar o ambiente bem agradável.

Hamilton Chaves destacou ainda que ao instalar o Projeto Guri em novas dependências o motiva ainda mais resgatar a Escola Municipal de Música e a Orquestra Municipal, outras frentes de trabalho da Secretaria de Cultura. “Com o Guri queremos incentivar esses jovens para que saiam grandes talentos”.

Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri, disse que comemorou a mudança do projeto para novas instalações. “O projeto só dá certo quando tem todos juntos trabalhando”, comentou, referindo-se às parcerias entre a Amigos do Guri, o governo do Estado e a Prefeitura.

“Oferecemos aulas gratuitas de música, que pode ser de 2 a 5 horas semanais, dependendo o estágio que o aluno se encontra.” Ela destaca a prática coletiva, capaz de promover o desenvolvimento humano dos alunos, além do aprendizado musical propriamente dito.

Segundo ela, se  tiver demanda é possível até expandir as vagas. E destacou os pais como ferramenta importante para que as crianças aprendam e se desenvolvam. “O sucesso deles dentro do Guri depende do apoio de vocês (pais)”, comentou.


Inscrições – A coordenadora do pólo no Projeto Guri em Jaú, Fabiana Conte, falou que os pais devem procurar a secretaria do projeto para fazer a inscrição dos filhos. Ela lembra que podem freqüentar as aulas crianças de 6 a 18 anos. As aulas são realizadas das 8h às 17h30.

O interessado deve comparecer à Secretaria de Cultura acompanhado dos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar. E ainda declaração de frequência escolar. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, basta ter entre 6 e 18 anos e gostar de música. O Projeto Guri funciona na Secretaria de Cultura, na Rua Tenente Lopes, 350. Informações: (14) 3602-477.

 

 

 

Associação de Amigos - A Associação de Amigos do Projeto Guri (AAPG), responsável pela gestão e desenvolvimento do Projeto Guri em uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

O Projeto Guri adota o modelo de aulas coletivas, pois acredita que assim promove o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor, além de fomentar o sentimento de fazer parte de um grupo, com cada um cumprindo seu papel por um objetivo comum. Atualmente, o Projeto Guri realiza mais de 40 mil atendimentos em polos espalhados por 313 municípios.

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri no litoral e no interior de São Paulo desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br ou podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-3357.

 

Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.  Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas