8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura vai apoiar criação de cooperativa de produtores familiares


Demonstração de equipamento de embalagem de frutas e legumes

 

 

Secretaria de Desenvolvimento participa de encontro regional do Instituto do Associativismo que criou Cooperativa Central de Agricultores Familiares

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento e Agronegócio, participou nesta quarta-feira (dia 4) da assembleia-geral que criou a Cooperativa Central dos Agricultores Familiares do Estado de São Paulo, cuja sede vai ser em Jaú. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Associativismo (Ibrass), que mudou de São Paulo para Jaú e atua no trabalho de criar e unificar cooperativas regionais de produtores.

O secretário de Desenvolvimento de Jaú, Jorge Luiz Alcalde, representou o prefeito Rafael Agostini no encontro. Segundo ele, a iniciativa da criação da cooperativa centralizada em Jaú vai ao encontro do que o Município planeja para estimular o pequeno produtor local.

“A grande finalidade dessa cooperativa é arrumar os canais de comercialização desses produtos. A cooperativa recebe os produtos, embala e entrega aos clientes. É uma forma de o pequeno produtor ter acesso às grandes redes de supermercados”, comenta Jorge Alcalde.

“A Secretaria de Desenvolvimento vai fazer um levantamento desses pequenos produtores que têm condições de estimular criar uma associação local que se filie à Cooperativa Central”, explica.

A Prefeitura, diz o secretário, vai estimular produtores familiares da cidade para que unam em torno de uma cooperativa local e associem à Cooperativa Central, que nasceu com 23 cooperativas regionais filiadas em todo o interior. Assim, aquele pequeno produtor de legumes, frutas e hortaliças terá mais forças para comercializar sua produção. E a cooperativa terá mais escala de produção para conquistar novos mercados.

 

Foi eleito presidente da Cooperativa Central o produtor José Roberto Ferraz, que é presidente de cooperativa familiar na cidade de Itararé. A assembleia foi realizada no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e contou com representante da Secretaria de Estado da Agricultura e do Ministério da Agricultura, assessores de deputados, prefeitos da região e dirigentes ligados a associações do agronegócio.

O presidente do Ibrass, cuja sede era em São Paulo e agora está em Jaú, é Emílio Soufen.  Ele fala do fortalecimento que se espera com essa cooperativa que unifica as demandas.

“O modelo que aqui se cria é de uma cooperativa que vai centralizar, em nome das cooperativas filiadas, um processo de comercialização único. Toda a gestão comercial, toda a logística e o centro de distribuição passam a ser compartilhados. Antes de entrarem sozinha no mercado, elas passam a comercializar em rede”, comenta Soufen. Ele destaca a oportunidade de ampliar o volume e o mix de produtos. “O produtor não fica mais dependente do intermediário e vende diretamente para o mercado, para os programas governamentais e até para exportação em alguns casos.”

Bênção do Padre Sérgio

Produtores

Emílio Soufen, presidente do IBRASS

Jorge Luiz Alcalde

Jorge Luiz Alcalde discursa, com o presidente da Cooperativa Central à sua direita, José Roberto Ferraz

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas