Prefeitura de Jahu > CASTRAMÓVEL - ANIMAIS ESTÃO SENDO CASTRADOS NO CIDADE ALTA

CASTRAMÓVEL - ANIMAIS ESTÃO SENDO CASTRADOS NO CIDADE ALTA

Desde o início desta semana o castramóvel está atendendo a população do Cidade Alta. Antes das cirurgias todos os animais passam por avaliação de médicos veterinários da Secretaria de Proteção e Direito dos Animais (SPDA).

Os animais são castrados no período da manhã e entregues a seus tutores somente após recuperados da anestesia.

Animais que não estejam aptos à cirurgia (por apresentar baixo escore corporal, desnutrição, exames físicos e clínicos alterados, sinais de desidratação e anemia, presença de carrapatos e pulgas, nódulos mamários e tumores, entre outros) passam por consulta e os tutores recebem orientações; em alguns casos são encaminhados à Clínica Veterinária Municipal. Vale lembrar que as fêmeas que apresentam sinais de cio ou mesmo cio recente (menos de 30 dias) não podem ser operadas.

As castrações no Cidade Alta vão até dia 31 de maio. Depois o castramóvel vai atender a população de outro bairro, a ser divulgado pela Prefeitura.

O Secretário Odair Soares alerta que a castração traz bem-estar ao animal, pois previne doenças relacionadas ao aparelho reprodutivo, além de contribuir para o controle populacional, que visa minimizar abandono e situações de risco e maus-tratos.