8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Exposição Nacional de Orquídeas beneficia o FUSS

Edição da Expo 2012 em Jaú

 

Prefeitura apóia evento de colecionadores e produtores no Centro de Convenções; estimativa de 20 mil plantas, 220 expositores de 35 cidades e mais de 10 mil visitantes


A Prefeitura de Jahu e secretarias municipais são parceiras na promoção da 7ª Exposição Nacional de Orquídeas, a ser realizada em Jaú nos dias 13, 14 e 15 (sexta a domingo) no Centro de Convenções Sebastião Camargo. A promoção é do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social de Jahu (FUSS) com organização da Caoja (Círculo dos Amigos Orquidófilos de Jaú).

A visitação pública ocorre a partir das 8h desta sexta-feira no recinto de vendas de orquídeas e plantas - o acesso ao ambiente das orquídeas que participam do concurso é só a partir das 19h desta sexta-feira. No sábado a visitação é das 8h às 22h. No domingo, das 8h às 17h.

A exposição deve ser a maior já realizada na cidade pela Caoja, com previsão de 20 mil plantas em exposição ou à venda. A Caoja trabalha com a presença de 220 expositores de 35 cidades, incluindo Jaú, que deverá ter mais de uma dezena de colecionadores com suas orquídeas.

Parte das vendas da Feira do Verde a ser realizada no Centro de Convenções vai ser destinada para obras sociais do FUSS. A Prefeitura de Jahu apóia o evento por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente, que está colaborando com a infraestrutura necessária para o evento, e ainda as Secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, e Cultura, Esporte e Turismo. Cada qual com participações distintas.

O Secretário de Meio Ambiente de Jaú, Eduardo Abussamra, destaca que é um evento de grande porte e que envolve várias secretarias. “Vamos distribuir mudas de árvores gratuitas para a pessoa que quiser para plantar na frente da sua casa.”


Turismo - O turismólogo João Castro, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, disse que é esperado um público de 10 mil a 15 mil visitantes. Segundo ele, está sendo planejado um trabalho para oferecer aos visitantes da Exposição um roteiro turístico incluindo o Shopping Território do Calçado, que vai ceder duas vans para transportar os interessados em conhecer o centro de compras – a saída será às 15h de sábado rumo ao shopping.

A Secretaria de Cultura vai promover no dia 13, dia da abertura da Exposição de Orquídeas, um sarau no cemitério, com interpretação de atores sobre personagens típicos da cidade – a partir das 20h. Os visitantes serão convidados a conhecer de perto esse projeto já realizado em outras ocasiões no Cemitério Municipal.

A Feira de Artesanato de Jaú, que funciona no Sábado da Praça, vai ser deslocada para o Centro de Convenções. “Vamos estar com os artesãos no recinto durante os três dias”, comentou João Castro. Segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade para Jaú mostrar seu potencial turístico, uma vez que estarão na cidade clubes de orquidófilos e visitantes de todo o Brasil.

A Secretaria do Meio Ambiente está ajudando na infraestrutura para a montagem da exposição. A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Agronegócio preparou o Centro de Convenções para a Exposição, oferecendo um espaço mais amplo do que a edição do ano passado, que foi realizada no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello.


Plantas à venda - Presidente da Caoja, o orquidófilo José Roberto Pegoretti (Zelão), lembra que Jaú realiza exposições de orquídeas desde 2005, mas que a deste ano tende a ser a maior delas. O local mais adequado e o envolvimento das secretarias municipais valorizam o evento.

Ele explica que os expositores começam a chegar na véspera da abertura oficial marcada para as 19h. O recebimento das plantas é feito até as 12h da sexta-feira. Das 12h às 18h juízes especialistas fazem o julgamento em nove categorias, entre elas espécie, híbrido e exótica. A premiação será no domingo, às 15h, com medalhas e um troféu-quadro para os melhores de cada categoria. A feira termina às 17h.

A previsão é que pelo menos seis caminhões de produtores desembarquem no Centro de Convenções para vender plantas com preços entre R$ 5,00 e R$ 5.000,00 – são produtores das cidades de Porto Feliz, Marília, Arealva, Itápolis, São José do Rio Preto e São Pedro.

Uma área do Centro de Convenções será realizada para a Feira do Verde, onde estarão à venda plantas para jardinagem e paisagismo, além de insumos, vasos, extratos e tudo o que envolve o manuseio de flores e orquídeas.

 



Atrações

- A maior exposição do gênero realizada em Jaú

- Julgamento técnico pela CAOB, em nove categorias.

- 20.000 plantas de 220 expositores de 35 cidades

- Venda de insumos (adubos, vasos, correntes, ferramentas e outros acessórios

- Feira do Verde com parte dos lucros para o FUSS

- Degustaçao de vinhos

- Feira do Artesanato de Jaú

- Venda do famoso Empadão de Jaú

- Van para visitação ao Território do Calçado (15h de sábado)

- Testes de glicemia e pressão arterial gratuitos

- Consultoria sobre manuseio, conservação e valoração das plantas

- Exposição da Rosa do Deserto, cactos e suculentas

- Arte Cemiterial (Sarau no Cemitério), dia 13, às 20h

 

 

 

Programação

         

Calendário: 13 a 15/09 (sexta-feira a domingo)

Local : Centro de Convenções Sebastião Camargo

Av: Frederico Ozanan  s/n


Sexta-feira: 13/9

Das 8h às 12h - Recebimento das plantas

Às 14h - Início do julgamento

Às 19h - Abertura oficial

Das 8h às 22h - recinto aberto para área de vendas de orquídeas e plantas diversas

Das 19h às 22h – Visitação pública das orquídeas em exposição

 


Sábado: 14/09

Das 8h às 22h – Visitação pública

Van para Território do Calçado (15h)

 


Domingo: 15/09

Das 8h às 17h - Visitação pública

Às 15h - Entrega dos prêmios

Às 17h – Encerramento

 

Fonte: Caoja e Caob (www.caob.com.br)

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas