Prefeitura de Jahu > Prefeitura conclui curso de formação de agentes comunitários de saúde

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta quarta-feira (25) a primeira fase do curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, que teve início no dia três (3) de abril deste ano e capacitou 128 profissionais.

Segundo a gerente de Saúde, Renata Cristina de Oliveira Souza Castro, o agente comunitário de saúde é um profissional da área, que auxilia em atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde. Eles desenvolvem atividades individuais e coletivas, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e são supervisionados por um enfermeiro.

Renata conta que esses agentes atuam na cidade de Jaú desde o ano de 2.000 e são como um elo entre a comunidade e o serviço público. “Eles cadastram as famílias; dão orientações sobre assuntos de saúde, desde os atendimentos básicos das unidades, até àqueles encaminhamentos que são mais complexos, de difícil entendimento para a população”, diz.

“O objetivo deste curso foi padronizar as condutas profissionais, tornando suas ações embasadas nas leis, para que esses agentes ajam com maior segurança, atendam às necessidades da comunidade e, assim, consigam direcionar adequadamente aquilo que foge de suas capacidades de resolução”, explica.

A gerente afirma que os agentes que participaram deste curso são profissionais que atuam na área há aproximadamente seis anos, o que enriqueceu muito o conteúdo teórico das aulas. “As experiências adquiridas em meio à comunidade sempre tendem a melhorar a aquisição de novos conhecimentos”, complementa.

O curso contou com a participação de oito enfermeiros, que atuaram como professores. Renata diz que algumas disciplinas foram ministradas por pessoas que não são enfermeiras. Para tratar de assuntos sobre direitos e deveres enquanto funcionários, por exemplo, um profissional da área de Departamento Pessoal foi convidado. “Isso estreitou bastante os laços entre a Secretaria de Saúde e os agentes. Criou-se um elo de amizade muito bom para o trabalho público, que busca sempre o bem do outro”, completa.

Renata ressalta que o empréstimo das instalações da Escola Técnica Estadual “Joaquim Ferreira do Amaral” (Industrial) foi essencial para que as aulas pudessem ser desenvolvidas.

O curso foi financiado pelo Ministério da Saúde e vinculado ao Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Assis (SP) e às Escolas do SUS.

Encerramento do curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, no Cinema Municipal